A Pesquisa-Ação em Áreas Protegidas da Baixada Fluminense – Estado do Rio de Janeiro – Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2024v13i3.p18-30

Palavras-chave:

pesquisa-ação, unidades de conservação, educação ambiental, espaço educador, extensão universitária

Resumo

Nos últimos anos, as Unidades de Conservação (UCs) da Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, têm se destacado por suas iniciativas integrativas com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, apresentando inúmeras potencialidades como espaços educadores, fortalecendo a tríade ensino, pesquisa e extensão. O objetivo deste artigo é apresentar como a pesquisa-ação está sendo aplicada em UCs da Baixada Fluminense, por meio de programas e projetos de extensão como “Guarda Compartilhada Flona Mário Xavier”; “Mapas participativos e colaborativos: Estratégias para extensão e divulgação científica”; “Universidade na Comunidade” e “Cartografias das Potencialidades das Unidades de Conservação”. Estes projetos envolvem principalmente estudantes voluntários que atuam como monitores ambientais e/ou protagonistas nas propostas, seguindo os princípios da pesquisa-ação, que combina produção de conhecimento, ação educativa e participação dos envolvidos. A pesquisa-ação é utilizada a partir da oferta de educação ambiental para a comunidade (sensibilização), pela visibilidade promovida para as UCs por meio de redes sociais, eventos, pesquisa e outras ações, e capacitação técnico científica de alunos da universidade e servidores das UCs. É verificado que ações de extensão conectam a comunidade ao seu território, promovendo sensibilização sobre a importância da conservação a partir do reconhecimento desses espaços como patrimônios históricos, culturais e ambientais, contribuindo para a gestão ambiental. A capacitação contínua de educadores ambientais é essencial para a conservação e para a implementação efetiva da educação ambiental em áreas protegidas, sobretudo aquelas vulneráveis, fortalecendo a visibilidade e o uso público das UCs de forma sustentável.

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Publicado

2024-11-07

Como Citar

VARGAS , Karine Bueno; QUEIROZ , Edileuza Dias de. A Pesquisa-Ação em Áreas Protegidas da Baixada Fluminense – Estado do Rio de Janeiro – Brasil. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 18–30, 2024. DOI: 10.21664/2238-8869.2024v13i3.p18-30. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/7544. Acesso em: 24 nov. 2024.