Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science

O Periódico FRONTEIRAS: JOURNAL OF SOCIAL, TECHNOLOGICAL AND ENVIRONMENTAL SCIENCE  é uma publicação quadrimestral, com arbitragem por pares, do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente do Centro Universitário de Anápolis (PPSTMA/UniEVANGÉLICA). Fronteiras é uma revista interdisciplinar, de acesso livre, impulsionada pela crença de que todos os tipos de conhecimento devem ser globalmente disponíveis. Seu público alvo são pesquisadores doutores que dialogam com o tema interdisciplinar em sociedade e meio ambiente. A revista publica pesquisas inéditas, de reconhecido rigor teórico, relevância intelectual e científica e que envolve discussões multidisciplinares que giram em torno de quatro grandes eixos temáticos: Sociedade, Tecnologia, Meio Ambiente e Saúde.

A revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science tem como missão: publicar e divulgar entre a comunidade acadêmica, artigos científicos que sejam originais e que contribuam para a promoção do diálogo multidisciplinar entre as ciências naturais e humanas e suas conexões com a inovação tecnológica, saúde e meio ambiente.

ISSN: 2238-8869
DOI: 10.21664/2238-8869
Qualis Periódicos - CAPES:

  • A2 em Educação
  • B1 em Ciências Ambientais 

Edição Atual

v. 7 n. 1 (2018): FRONTEIRAS - ISSN 2238-8869

DOSSIÊ: História, Ciência & Natureza

Publicado: 2018-04-30
Ver Todas as Edições

Notícias

Call for Papers - Dossier "Technologies, Innovation and Sustainability"

2018-06-22

 

A evolução da ciência e da tecnologia e os seus impactos nos recursos naturais têm sido descritos sob diferentes perspectivas. Para muitos pesquisadores esse fenômeno foi conceituado como Antropoceno, que refere-se ao impacto da ação humana sobre o meio ambiente, sobretudo no uso e transformação das paisagens e dos recursos naturais. Os impactos da humanidade no funcionamento do ambiente planetário são visíveis, sobretudo a partir da revolução industrial e tecnológica. Esse fenômeno permitiu que a ciência e a tecnologia passassem a serem vistas como processos indissociáveis. A perplexidade entre a expansão do conhecimento e o engajamento socioambiental se caracteriza como um dos mais dramáticos dilemas contemporâneos relacionados à crise de paradigmas. O problema do desenvolvimento e sua relação com a tecnologia, inovação e sustentabilidade ambiental compõe partes dessas perplexidades. Desta forma é que este dossiê objetiva receber trabalhos que dialoguem com o desenvolvimento e a inovação tecnológica, mas que ao mesmo tempo sejam pesquisas alinhadas com a sustentabilidade em suas diferentes dimensões (social, econômica, ecológica, espacial e cultural).  A problemática da evolução tecnológica para a solução das questões ambientais é cada vez maior, abrangendo diferentes áreas do conhecimento científico que se propõe a investigar o uso e a conservação dos recursos naturais. 

Editores: 

António Pedro Costa (Universidade de Aveiro, Portugal)
Cloaldo Valverde (Universidade Estadual de Goias e UniEVANGELICA, Brazil)
Nilton Correia da Silva (Universidade de Brasília, Brazil)
Luis Paulo Reis (Universidade do Porto, Portugal)

Data Limite para Submissão: 

30 de Setembro de 2018

Saiba mais sobre Call for Papers - Dossier "Technologies, Innovation and Sustainability"