Reflexões sobre a Avaliação na Perspectiva da Experiência de Licenciandos em Geografia
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2024v13i3.p125-134Palavras-chave:
avaliação, formação de professores, observação participanteResumo
A avaliação ainda é um assunto que gera controvérsias, conflitos e desafios na formação do professor e também na sua aplicação. É uma ação totalmente vinculado ao ensino como também a aprendizagem. E por esse fator, vê-se necessidade de refletir a respeito da avaliação por meio das experiências que futuros professores estão experienciando por meio da observação participante e das entrevistas. Deste modo, este estudo tem o objetivo de é apresentar algumas ideias e percepções a respeito da avaliação com alunos em formação inicial em Licenciatura em Geografia. Tendo como questão norteadora: Como a observação participante pode auxiliar a compreender as experiências e vivências sobre a avaliação da aprendizagem? Metodologicamente, o artigo baseia-se na pesquisa qualitativa, com coleta de dados realizadas por meio da observação participante e de entrevistas. No entanto, ainda há modelo de avaliação cristalizado enquanto uma prática penosa. E que, ainda gera desconforto nos estudante, E isso, pode direta ou indiretamente refletir na formação do professor e no exercício da profissão docente.
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