Reflexões sobre a Avaliação na Perspectiva da Experiência de Licenciandos em Geografia
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2024v13i3.p125-134Palabras clave:
avaliação, formação de professores, observação participanteResumen
A avaliação ainda é um assunto que gera controvérsias, conflitos e desafios na formação do professor e também na sua aplicação. É uma ação totalmente vinculado ao ensino como também a aprendizagem. E por esse fator, vê-se necessidade de refletir a respeito da avaliação por meio das experiências que futuros professores estão experienciando por meio da observação participante e das entrevistas. Deste modo, este estudo tem o objetivo de é apresentar algumas ideias e percepções a respeito da avaliação com alunos em formação inicial em Licenciatura em Geografia. Tendo como questão norteadora: Como a observação participante pode auxiliar a compreender as experiências e vivências sobre a avaliação da aprendizagem? Metodologicamente, o artigo baseia-se na pesquisa qualitativa, com coleta de dados realizadas por meio da observação participante e de entrevistas. No entanto, ainda há modelo de avaliação cristalizado enquanto uma prática penosa. E que, ainda gera desconforto nos estudante, E isso, pode direta ou indiretamente refletir na formação do professor e no exercício da profissão docente.
Citas
BARREIRA C, BOAVIDA, J, Araújo, N 2006. Avaliação formativa Novas formas de ensinar e aprender. Revista Portuguesa de Pedagogia 3 (40):95-133.
COLOGNESE S A, MELO J L B 1998. A técnica de entrevista na pesquisa social. Cadernos de Sociologia 9: 143 – 159.
CONCEIÇÃO NETO B 2022. A avaliação em fases no Ensino De Geografia: uma proposta didática. 2022. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 143 pp.
CONCEIÇÃO NETO B, MOURA J D P 2024. Por Uma Compreensão Fenomenológica Da Avaliação: notas para o fazer Docente Em Processo De Autoeducação. Anais ICOGHE (1): 64-66.
DAMIANI A L. 2008. A geografia e a construção da cidadania. In: A F A Carlos, A. F. A. (Org.) A Geografia na sala de aula. Contexto, São Paulo, p. 50 – 61
ESTEBAN M T. 2005 Ser professora: avaliar e ser avaliada. In: . Escola, currículo e avaliação. Cortez, São Paulo, p. 13-36.
FERNANDES D 2009. Avaliar para Aprender: Fundamentos, práticas e políticas. Unesp, São Paulo.
FILIZOLA R 2009. Didática da Geografia: proposições metodológicas e conteúdos entrelaçados com a avaliação. Base Editorial Curitiba.
GIL, A.C 2010. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas, São Paulo.
HADJI, C 2001. Avaliação Desmistificada. Artmed, Porto Alegre.
HOFFMANN J M L 2005. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. 9. ed. Mediação, Porto Alegre:
HOFFMANN J M L 2001. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Mediação, Porto Alegre.
LUCKESI C C 2011. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos proposições. . Cortez, São Paulo.
LUCKESI CC 2018. Avaliação em Educação questões epistemológicas e práticas. Cortez, São Paulo.
MARQUES J P A 2016.” observação participante” na pesquisa de campo em Educação. Educação em Foco A 28: 263-284.
MAY T 2004. Pesquisa social: questões, métodos e processos. ArtMed Porto Alegre.
MINAYO M C S 2013 Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33. Ed, Vozes, Petrópolis.
RABELO, K S P 2010 A Avaliação da aprendizagem no processo de ensino em Geografia. Ateliê Geográfico A 4 (4): 222-249.
ROXO L C 2010. Fenomenologia e Educação: uma crítica à redução da pedagogia a metodologia. Peri, A2 (2): 106-118.
SANMARTÍ 2009. Avaliar para aprender. Artmed, Porto Alegre.
THOMPSON P 1998. A voz do passado. Paz e Terra, São Paulo
VILLAS BOAS B M F 2005. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Papirus, Campinas.
VILLAS BOAS B M F 2008 Virando a escola do avesso por meio da avaliação. Papirus, Campinas,
VILLAS BOAS B M F 2011. Compreendendo a Avaliação Formativa. In B M F V BOAS. Avaliação Formativa: Práticas Inovadoras. Papirus, Campinas, p. 13-42.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Breno da Conceiçao Neto, Jeani Delgado Paschoal Moura
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.