Desafio dos Materiais e a Lixolândia: Uma Experiência Pedagógica de Sensibilização sobre a Reciclagem em Sala de Aula
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2024v13i3.p78-92Palavras-chave:
reciclagem, aprendizagem significativa, material pedagógico, pesquisa-ação-participativa, jogos baseados na aprendizagemResumo
Dentro do programa Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI) “Alimento e Território”, financiado pela Fundação Araucária, que atua no Sudoeste e Litoral do Estado do Paraná, Brasil, relatamos o processo e resultados de oficinas de sensibilização ambiental realizadas em duas escolas, uma na periferia urbana de Francisco Beltrão e outra na área rural do mesmo município. Centradas as oficinas na temática da reciclagem, foram desenvolvidas duas atividades: o conto da Lixolândia e o desafio dos materiais. Ambos desenvolvidos numa perspectiva de aprendizagem significativa, buscaram explorar/instigar a criatividade das crianças, partindo do universo sensível, os conhecimentos prévios e a curiosidade. A partir do jogo e da encenação, deslindamos questionamentos sobre a composição e funções dos materiais, sobre a contaminação ambiental e, sobretudo, utilizando os mesmos materiais de reciclagem, as crianças criaram mundos possíveis num realismo mágico aberto à sua imaginação. O tempo todo, os desafiamos mediante opostos dialógicos, como começar pelo fim do conto, imaginar um mundo dominado por objetos que já não serviam para nada e jogar um jogo sem perdedores. O resultado foi uma pesquisa-ação-participativa praticada dentro da sala de aula, porém, muito além dela, demonstramos por caminhos do sentipensar, que podemos formar crianças críticas e criativas dentro da relação universidade-território, com responsabilidade de transformação social e compromisso ambiental.
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