Desafio dos Materiais e a Lixolândia: Uma Experiência Pedagógica de Sensibilização sobre a Reciclagem em Sala de Aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2024v13i3.p78-92

Palavras-chave:

reciclagem, aprendizagem significativa, material pedagógico, pesquisa-ação-participativa, jogos baseados na aprendizagem

Resumo

Dentro do programa Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI) “Alimento e Território”, financiado pela Fundação Araucária, que atua no Sudoeste e Litoral do Estado do Paraná, Brasil, relatamos o processo e resultados de oficinas de sensibilização ambiental realizadas em duas escolas, uma na periferia urbana de Francisco Beltrão e outra na área rural do mesmo município. Centradas as oficinas na temática da reciclagem, foram desenvolvidas duas atividades: o conto da Lixolândia e o desafio dos materiais. Ambos desenvolvidos numa perspectiva de aprendizagem significativa, buscaram explorar/instigar a criatividade das crianças, partindo do universo sensível, os conhecimentos prévios e a curiosidade. A partir do jogo e da encenação, deslindamos questionamentos sobre a composição e funções dos materiais, sobre a contaminação ambiental e, sobretudo, utilizando os mesmos materiais de reciclagem, as crianças criaram mundos possíveis num realismo mágico aberto à sua imaginação. O tempo todo, os desafiamos mediante opostos dialógicos, como começar pelo fim do conto, imaginar um mundo dominado por objetos que já não serviam para nada e jogar um jogo sem perdedores. O resultado foi uma pesquisa-ação-participativa praticada dentro da sala de aula, porém, muito além dela, demonstramos por caminhos do sentipensar, que podemos formar crianças críticas e criativas dentro da relação universidade-território, com responsabilidade de transformação social e compromisso ambiental.

 

Biografia do Autor

Melissa Salinas Ruiz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

 

 

Felipe Barradas Correia Castro Bastos, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná

 

 

Referências

Alencar E ML 1975. Efeitos de um programa de criatividade em alunos de 4. ª e 5. ª séries. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada 27 (4): 3-15.

Alencar E ML 1999. Barreiras à criatividade pessoal: desenvolvimento de um instrumento de medida. Psicologia escolar e educacional 3 (1): 123-132.

Alencar E ML, Fleith D de S 2003. Contribuições teóricas recentes ao estudo da criatividade. Psicologia: teoria e pesquisa 19 (1): 1-8.

Alencar E ML 2007. Criatividade no contexto educacional: três décadas de pesquisa. Psicologia: teoria e pesquisa 23 (1): 45-49.

Alencar E ML, Fleith D de S 2008. Barreiras à promoção da criatividade no ensino fundamental. Psicologia: teoria e pesquisa 24: 59-65.

Anari M, Rebecca U, Obi C, Anne M, Theresa M, Hope N, Esther E, Lovina I, John O, Odey E 2023. Comparative Effectiveness of Non-Digital Game-Based Learning and Computer Simulated Instructional Methods on Academic Performance and Retention in Calabar Education Zone, Nigeria. Advances in Social Sciences and Management 1 (8): 36-59.

Araújo D L de 2013. O que é (e como faz) sequência didática?. Entrepalavras 3 (1): 322-334.

Arroio A, Diniz M, Giordan M 2005. Utilização do vídeo educativo como possibilidade de domínio da linguagem audiovisual pelo professor de ciências. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências 5: 1-10.

Ausubel D, Novak J, Hanesian H 1983. Psicologia Educativa. 2ed. Trillas, México, D.F, 623 pp

Ausubel D 1980. Algumas limitações psicológicas e educacionais da aprendizagem por descoberta. In Nelson L. O ensino: textos escolhidos, Saraiva, São Paulo, 1980.

Carvalho C V de 2015. Aprendizagem baseada em jogos-Game-based learning. In II World Congress on Systems Engineering and Information Technology, p. 176-181.

Cichoski, P, Rubin-Oliveira M 2023. Sentipensando o território como lugar de vida a partir da IAP. Geographia Opportuno Tempore 9 (2): 1-16.

Dias T L, Enumo S R, Azevedo J R 2004. Influências de um programa de criatividade no desempenho cognitivo e acadêmico de alunos com dificuldade de aprendizagem. Psicologia em Estudo 9: 429-437.

Dussel E 1974. El dualismo en la antropología de la cristiandad. Editorial Guadalupe, Buenos Aires, 1974.

Fals Borda O 1977. Por la praxis: cómo intervenir en la realidad para transformarla. In Crítica y Política en Ciencias Sociales. Simposio Mundial de Cartagena. Punta de Lanza, Bogotá.

Freire P 1987. Pedagogia do oprimido. 17ed. Paz e Terra, Rio de Janeiro.

Gomes E, Franco L, Rocha A 2020. Aprendizagem significativa em David Ausubel. In Gomes Érica, De Souza Xaieny, Da Rocha Alexandro. Uso de simuladores para potencializar a aprendizagem no ensino da física, EDUFT.

Jornal De Beltrão. [homepage on the Internet]. CIMMAD é declarado de utilidade pública. [updated 2024 Jun 02; cited 2024 Aug 09]. Available from: https://jornaldebeltrao.com.br/beltrao/cimmad-e-declarado-de-utilidade-publica/.

Libaneo J 2001. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educ. Rev. 17: 153-176.

Nakano T de C 2011. Programas de treinamento em criatividade: conhecendo as práticas e resultados. Psicologia Escolar e Educacional 15: 311-322.

O show da luna. [homepage on the Internet] Reciclagem. Aprenda com Luna – O Show da Luna! [updated 2023 Apr 18; cited 2024 Jun 09]. Available from: https://www.youtube.com/watch?v=KAh9JQQkNm0.

Pontes Neto J 2006. Teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel: perguntas e respostas. Série-Estudos - Periódico do Mestrado em Educação da UCDB 21: 117-130.

Saquet M 2022. Singularidades - um manifesto a favor da ciência territorial popular feita na práxis descolonial e contra-hegemônica. Consequência Editora, Rio de Janeiro, 164 pp.

Silva G B, Pimentel F S 2021. Produção de material didático através da aprendizagem baseada em jogos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. BG BUSINESS GRAPHICS EDITORA: 90, 2021.

Torres E C 2013. Caminhos para a educação ambiental. Virtual Books, Londrina, 163 pp.

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

HOYOS, César Andrés Alzate; RUIZ, Melissa Salinas; BASTOS, Felipe Barradas Correia Castro. Desafio dos Materiais e a Lixolândia: Uma Experiência Pedagógica de Sensibilização sobre a Reciclagem em Sala de Aula . Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 78–92, 2024. DOI: 10.21664/2238-8869.2024v13i3.p78-92. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/7566. Acesso em: 24 nov. 2024.