Percepções dos Consumidores em Relação à Carne Cultivada
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2023v12i2.p89-97Palabras clave:
aceitação do consumidor, agronegócio, carne sintéticaResumen
A carne cultivada tem sido apontada como uma possibilidade de atender à crescente demanda por proteína animal e reduzir o impacto ambiental. Entretanto, alcançar a aceitação do consumidor tem sido um desafio. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar a evolução do debate acadêmico e a percepção dos consumidores em relação à carne cultivada, a partir da literatura científica. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa bibliométrica com o auxílio do Software Bibliometrix (RStudio Software). Como base de dados foi utilizada o Scopus considerando as seguintes palavras chaves "Cultured Meat” OR "Synthetic Meat" AND “Consumer” OR “Perception” sendo selecionados, documentos em formato de artigos, publicados na língua inglesa, sem delimitação temporal. A partir desta busca e refinamento, resultaram 25 documentos. Trata-se de um tema bastante inovador no campo científico, sendo que a primeira publicação surge a partir de 2015 e ganha maior expressividade em 2022. Posteriormente, se realizou uma análise sistemática de 23 artigos, a partir de critérios de exclusão de documentos que não atendiam aos objetivos pretendidos. Como resultado, se constatou que o bem-estar animal, preocupação ambiental e curiosidade são os principais fatores propulsores ao consumo desse alimento. Por outro lado, a neofobia alimentar, ou seja, relutância em provar alimentos novos é o fator inibidor da intensão de consumir carne cultivada. Conclui-se, portanto, que a sociedade, está moderadamente preparada para consumir este produto, embora novos estudos sejam importantes para identificar o perfil dos consumidores.
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