Desafios para a Formação de Professores: Uma Experiência com Educação Ambiental para a Guarda Responsável de Cães e Gatos
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2019v8i3.p457-472Palabras clave:
Formação Continuada, Interdisciplinaridade, Inovação PedagógicaResumen
Este artigo traz o recorte de um projeto de formação de professores para a inclusão, em sala de aula, das temáticas de guarda responsável e superpopulação de cães e gatos. O objetivo da intervenção foi incentivar o desenvolvimento de atividades pelos próprios docentes, sem a necessidade de presença de extensionistas universitários. Foram realizados encontros de acompanhamento para incentivar e apoiar as ideias de cada um, mas, entre os sete participantes, apenas dois concluíram todas as etapas. Em entrevistas semiestruturadas concedida posteriormente, todos apresentaram os motivos para não terem realizado o que planejaram, entre os quais destacaram-se a insegurança em relação ao tema, a incerteza sobre a reação dos estudantes e as dificuldades docentes cotidianas, como indisciplina e conteúdos atrasados. Assim, destacamos a necessidade de elaborar material didático para os cursos de formação, contribuindo para a conquista gradual de segurança e autonomia para inovar em relação às temáticas e metodologias.
Citas
Ávila MC 2001. Gestão de projetos sociais. São Paulo: Associação de Apoio ao Programa Comunidade Solidária. Coleção Gestores Sociais. AAPCS.
Baptista GCS 2003. A importância da reflexão sobre a prática de Ensino para a formação docente inicial em Ciências Biológicas. Revista Ensaio, 5(2):.
Barreto BC, Monteiro MCGG 2008. Professor, livro didático e contemporaneidade. Revista Pesquisas em Discurso Pedagógico, 4(1): 1-6.
Becker F 2008. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Metodologia: construção de uma proposta científica. Camões, Curitiba.
Bogdan RC, Biklen SK 1994. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Ediora, Porto, 336 p.
Brasil 1999. Lei n. 9.79, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília.
Carvalho AMP, Gil-Perez D 2001. O saber e o saber fazer dos professores. In: AD Castro, AMP Carvalho (orgs.). Ensinar e Didática para a escola fundamental e média. Pioneira - Thompson Learning, São Paulo.
Carvalho AMP, Gil-Pérez D 2003. Formação de Professores de Ciências. Cortez, São Paulo, 120 p.
Cavalcanti BALP 2017. Formação de Professores em Educação Ambiental: A Superpopulação de Cães e Gatos como Tema Abordado. Monografia (Ciências biológicas com ênfase em ciências ambientais), Universidade Federal de Pernambuco, CCB, Recife.
Cavalcanti BALP, Silva RM, Souza AA 2014. Saúde Pública e Animais de Estimação: Oficina Destinada a Alunos da Rede Estadual de Ensino de Recife-PE na CECINE-UFPE. In Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Diálogos de Extensão: saberes tradicionais e inovação. UFPA, Belém.
Chassot A, Oliveira R 2006. Ciência, ética e cultura na educação. Unisinos, São Leopoldo-RS.
Couto VB, Paixão RL 2006. Ética animal: uma análise dos livros didáticos de ciências do primeiro segmento do ensino fundamental. In: I Congresso Internacional de Conceitos em Bem-estar animal. Rio de Janeiro, WSPA.
Dunin CH 2013. O animal e a educação da criança. In: PE Gonsales (org.). Tudo sobre a criança: perguntas e respostas. IBRASA, São Paulo, p. 102-118.
Engel GI 2000. Pesquisa-ação. Educar, Editora da UFPR, Curitiba.
Estrela MT 2002. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. 4.ed. Porto Editora, Porto.
Faraco CB 2008. Interação Humano-Animal. Ciência veterinária nos trópicos, 11(1):31-35.
Freire P 1996. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, São Paulo.
Freire P 2004. Educação da autonomia. Paz e Terra, Rio de Janeiro.
Gil AC 2009. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. Atlas, São Paulo.
Landsberg G, Hunthausen W, Ackerman L 2004. Problemas comportamentais do cão e do gato. Roca, São Paulo.
Leite GG, Valença DS, Mendes TCD, Silva RM, Lima MHCCA, Guimarães-Bassoli ACD 2011. Ação Educativa Sensibilizadora Sobre Animais Não-Humanos de Companhia e seu Papel Na Sociedade. 07 a 11 de novembro de 2011, Universidade Católica de Pernambuco, Pernambuco.
Lepienski LM, Pinho KEP 2009. Recursos didáticos no ensino de Biologia e Ciências. [Acesso 05 jul. 2009]. Disponível em: http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/400-2.pdf.
Lima MHCCA, Silva RM, Guimarães-Bassoli ACD 2013. Sensibilização para os direitos dos animais: uma experiência em educação ambiental construtivista e suas interfaces com princípios freireanos. In Anais do VIII Colóquio Internacional Paulo Freire, Recife.
Lobo P 2008. Direito Civil-Família. Saraiva Educação SA, São Paulo.
Macedo JB 2011. Castração Precoce em Pequenos Animais: Prós e Contras. TCC (Pós-Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais), Universidade Castelo Branco, Goiânia.
MEC (Ministério da Educação). Plano Nacional de Extensão Universitária – Edição Atualizada 2000/2001. [Acesso 25 mar. 2016]. Disponível em: http://www.museunacional.ufrj.br/dir/extensao/ docs/Plano%20Nacional%20de%20Extensao%20Universitaria.pdf.
Meirelles MS, Santos MT 2005. Educação Ambiental uma Construção Participativa. 2.ed. Fundação Energia e Saneamento, São Paulo.
Morales P 1999. A relação professor-aluno: o que é, como se faz. 6.ed. Editora Loyola, São Paulo.
Robottom I 2004. Constructivism in Environmental Education: Beyond Conceptual Change Theory. Australian Journal of Environmental Education, 20(2): 93-101
Silva RM, Lima MHCCA, Leite GG, Lima ÍMF, Silva TA, Guimarães-Bassoli ACD 2012. Estabelecendo o dialogismo: intervenção pedagógica em uma escola estadual acerca das relações humanas com cães e gatos. In XII Encontro de Extensão (ENEXT). Recife, Universidade Federal de Pernambuco.
Tardif M 2002. Saberes docentes e formação profissional. Vozes, Petrópolis.
Teixeira M. Recife tem mais de 100 mil cães e gatos abandonados nas ruas. Diário de Pernambuco [Artigo na Internet]. fev. 2014 [Atualização 06 mai. 2014. Acesso 27 out. 2014]. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/pecao/2014/02/03/interna_pecao,487522/recife-tem-mais-de-100-mil-caes-e-gatos-abandonados-nas-ruas.shtml.
Tesch R 1990. Qualitative research: analysis types and software tools. The Falmer Press, Basingstoke.
Thiollent M 2008. Metodologia da pesquisa-ação. Cortez, São Paulo.
Valença DS 2012. Sensibilização de estudantes do ensino fundamental sobre temas relacionados aos animais não-humanos: direitos dos animais, políticas públicas e zoonoses. Monografia (Ciências biológicas com ênfase em ciências ambientais), Universidade Federal de Pernambuco.
Vichessi B 2009. Como se livrar da Indisciplina. Revista Nova escola, 226:.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.