Desafios da Preparação de Professores para a Utilização Pedagógica das TIC

Autores/as

  • Silma Pereira do Nascimento Instituto de Educação de Goiás.
  • Maria Gonçalves da Silva Barbalho Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i2.p265-276

Resumen

Neste artigo discute-se a inserção das tecnologias da informação e comunicação na formação continuada de professores, a fim de prepará-los para a utilização pedagógica dessas tecnologias e analisam-se os desafios que se colocam diante dos educadores, tendo em vista as mudanças provocadas pelo avanço tecnológico na sociedade, na escola e no perfil dos alunos.

Palavras chave: Tecnologias; Sociedade; Educação; Formação Continuada.

Biografía del autor/a

Silma Pereira do Nascimento, Instituto de Educação de Goiás.

Mestre em Ciências Ambientes pelo Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA. Professora do Instituto de Educação de Goiás.

Maria Gonçalves da Silva Barbalho, Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA.

Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Docente do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA.

Citas

Bettega MHS 2004. A educação continuada na Era Digital. Cortez, São Paulo.
Costa FA 2013. In MEB Almeida, P Dias, BD Silva. (Org). Cenários de inovação par a educação na sociedade digital. Edições Loyola, São Paulo.
Ferreira NSC 2006 (org.). Formação continuada e gestão da educação. 2. ed. Cortez, São Paulo.
Gomez MV 2004. Educação em rede: uma visão emancipadora. Instituto Paulo Freire, São Paulo.
Libâneo JC 2008. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. Ed. Revista e ampliada. MF Livros, Goiânia.
Moreira CE 2002. Formação continuada de professores: entre o improviso e a profissionalização. Insular, Florianópolis.
Ramos JLP 2013. In MEB Almeida, P Dias, BD Silva. (Org). Cenários de inovação par a educação na sociedade digital. Edições Loyola, São Paulo.
Santos GL (org.) 2003. Tecnologias na educação e formação de professores. Plano Editor, Brasília.

Publicado

2015-11-20

Cómo citar

NASCIMENTO, Silma Pereira do; BARBALHO, Maria Gonçalves da Silva. Desafios da Preparação de Professores para a Utilização Pedagógica das TIC. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 265–276, 2015. DOI: 10.21664/2238-8869.2015v4i2.p265-276. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/1352. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente (SNCMA2014)