Desafios para a Formação de Professores: Uma Experiência com Educação Ambiental para a Guarda Responsável de Cães e Gatos

Autores

  • Brunna Andrade Lima Pontes Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
  • Maria Helena Costa Carvalho de Araújo Lima Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
  • Ariene Cristina Dias Guimarães-Bassoli Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2019v8i3.p457-472

Palavras-chave:

Formação Continuada, Interdisciplinaridade, Inovação Pedagógica

Resumo

Este artigo traz o recorte de um projeto de formação de professores para a inclusão, em sala de aula, das temáticas de guarda responsável e superpopulação de cães e gatos. O objetivo da intervenção foi incentivar o desenvolvimento de atividades pelos próprios docentes, sem a necessidade de presença de extensionistas universitários. Foram realizados encontros de acompanhamento para incentivar e apoiar as ideias de cada um, mas, entre os sete participantes, apenas dois concluíram todas as etapas. Em entrevistas semiestruturadas concedida posteriormente, todos apresentaram os motivos para não terem realizado o que planejaram, entre os quais destacaram-se a insegurança em relação ao tema, a incerteza sobre a reação dos estudantes e as dificuldades docentes cotidianas, como indisciplina e conteúdos atrasados. Assim, destacamos a necessidade de elaborar material didático para os cursos de formação, contribuindo para a conquista gradual de segurança e autonomia para inovar em relação às temáticas e metodologias.

Biografia do Autor

Brunna Andrade Lima Pontes Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Maria Helena Costa Carvalho de Araújo Lima, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. Professora na Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

Ariene Cristina Dias Guimarães-Bassoli, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil

Doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Professora na Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

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Publicado

2019-09-01

Como Citar

CAVALCANTI, Brunna Andrade Lima Pontes; LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo; GUIMARÃES-BASSOLI, Ariene Cristina Dias. Desafios para a Formação de Professores: Uma Experiência com Educação Ambiental para a Guarda Responsável de Cães e Gatos. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 457–472, 2019. DOI: 10.21664/2238-8869.2019v8i3.p457-472. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2903. Acesso em: 25 dez. 2024.