EDUCAÇÃO BÁSICA OBRIGATÓRIA ENQUANTO DIREITO SOCIAL COM BASE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
DOI :
https://doi.org/10.29248/2236-5788.2017v17i1.p01-14Résumé
Alguns dispositivos da Constituição Federal Brasileira tratam dos direitos sociais dos cidadãos à educação sendo reconhecida como um direito público subjetivo, fundante da cidadania, porém, para se efetivar tais direitos, são necessárias lutas sociais para a implementação de políticas públicas que garantam os direitos declarados nos textos legais, onde o Estado é o maior responsável pela educação obrigatória em ação complementar à da família, constituindo a base do desenvolvimento humano, além de ser também um direito fundamental individual. O objetivo maior deste trabalho é apresentar as garantias contidas na CF e LDB, também, a história do processo educacional, consequentemente percebendo sua evolução e então, compreendendo a realidade atual. O direito de educação a todos está baseado no princípio de igualdade nas condições de acesso, portanto, o ensino torna-se direito público quando todos adquirem a possibilidade de acesso à escola pública.
Références
Veja, 2014. ed., ano 40, n. 25, p. 82-86, 27 jun. 2007.
BOAVENTURA, Edivaldo. A Educação Brasileira e o Direito. Belo Horizonte: Nova Alvorada, 1997.
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
______. Constituição da República Federativa do Brasil 1988. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia de Assuntos Jurídicos.
______. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia de Assuntos Jurídicos.
______. Lei n. 10.172 de 09 de janeiro de 2001. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia de Assuntos Jurídicos.
______. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia de Assuntos Jurídicos.
CASTRO, Marcelo Lúcio Ottoni de. A Educação na Constituição de 1988 e a LDB. Brasília: André Quincé, 1998.
CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. 12. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A Educação Como Desafio na Ordem Jurídica. In: LOPES, Eliane Martha Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 567-584.
CURY, C.R.J. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.116, p.245-262, jul. 2002a.
DALLARI, Dalmo. O que são direitos das pessoas? São Paulo: Brasiliense, 1984.
DANTAS, Ivo. O valor da constituição: do controle de constitucionalidade como garantia de supra legalidade constitucional. 2. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira S.A., 1986.
FILOSOFIA DO DIREITO. Pensando a lei. São Paulo: Bragantini, ano 10, n. 112, p. 66, abr. 2007.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. (Docência em Formação).
LIBERATI, Wilson Donizeti. Direito da criança e do adolescente. São Paulo: Rideel, 2006.
MARSHALL, Thomas H. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação no futuro. 9. ed. São Paulo: Cortez e Unesco, 2004.
NISKIER, Arnaldo. LDB A nova lei de educação. 6. ed. Rio de Janeiro: Edições Consultor, 1997.
PEREIRA, Luiz. Educação e sociologia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1973.
PILETTI, Cláudio. Organização social da política brasileira: Primeiro Grau. 25. ed. São Paulo: Ática, 1990.
PILETTI, Nelson. Sociologia da educação. São Paulo: Ática, 1985.
SAVIANI, D. A história da escola pública no Brasil. Ciências da Educação, Salvador, v. 5, n.8, p.185-201, 2002.
SÉGUIM, Élida. Aspectos jurídicos da criança. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2001.