Aquicultura como Ferramenta na Educação: Uma Revisão Sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2022v11i2.p279-289

Palavras-chave:

educação, aquicultura, ciências

Resumo

A aquicultura vem apresentando um expressivo crescimento tanto no setor alimentício quanto na educação. Tal sistema de produção pode ser utilizado de diversas formas e para várias finalidades. O presente estudo é uma revisão sistemática que aborda a questão de como a aquicultura vem sendo utilizada na educação, bem como seus focos, metodologias, soluções, público alvo e região. Observou-se que a tecnologia esteve muito presente nos trabalhos obtidos, assim como a possibilidade de diversos níveis e estilos educacionais. Também se observou que a extensão rural, a análise de cursos e currículo, vivências, experimentos e projetos de metodologia ativa estiveram presentes nos resultados. As regiões se concentraram nas Américas como um todo, na Europa e Ásia, porém não foram encontrados, através das filtragens estabelecidas, estudos na África ou Oceania. Através dos resultados, constatou-se a importância e possibilidades da aquicultura para educadores e alunos, além de demonstrar a necessidade de mais interações entre essas áreas e a tecnologia.

Biografia do Autor

Thaís Vilas Boas Dias, Universidade de Brasília

Com formação em Ciências Biológicas, ênfase em Biologia Marinha e Costeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuou até 2017 como Extensionista da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) em Angra dos Reis. Atualmente é mestranda em Ciências Ambientais na Universidade de Brasília, seguindo a linha de pesquisa de Manejo e Conservação de Recursos Naturais com foco em aquaponia urbana.

Rodrigo Diana Navarro, Universidade de Brasília

Possuo graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2001), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Doutorado sanduíche na Universidade Politécnica de Valencia, em Valência Espanha (2007). Pós-doutor em Fisiologia da reprodução de peixe de água doce da na Universidade Federal de Lavras (2010). Atualmente Professor Associado II de Aquicultura, Manejo de Animais Silvestres da Faculdade de Agronomia e Veterinária FAV da Universidade de Brasília, UnB. Orientador de Mestrado e Doutorado no programa em Ciências Ambientais da FUP/UnB. Membro do colegiado de pós graduação em Ciências Ambientais. Coordenador do Grupo AcquaUnB - Aquicultura/UnB. Líder do grupo do CNPq AcquaUnB. Coordenador do Grupo de estudo em aquicultura GEA. Coodenador dos laboratórios de aquicultura , Laboratório de Biotecnologia em Organismos Aquáticos- LABOA-UnB e do Centro de Aquicultura Sustetável CAS/UnB. Tenho experiência na área de reprodução de peixes, criopreservaçaõ de sêmen de peixe e atuando principalmente nos seguintes temas: Efeito do ambiente em peixes (Efeito das Cores e Fotoperíodo), Aquicultura sustentável, aquaponia, Ranicultura, Anatomia de peixes e comportamento de peixe e transporte de peixe. Manejo e conservação de animais Silvestre e exóticos. Conservação e Manejo de tartaruga da Amazônia.

Referências

Alagappan M, Kumaran M 2015. Expert system for shrimp aquaculture – an ICT aided tool for knowledge management. Indian Journal of Fisheries 62:56-61.
Albuquerque DM, Herrig E de A, Cavichiolo F 2019. Aquicultura como ferramenta de interação entre Universidade e Sociedade. Realização 6(12):36-43.
Almeida TFD 2021. Contabilidade ambiental de sistemas semi-intensivos de aquicultura: estudo de caso da lambaricultura. Tese para obtenção de título de doutor (Doutorado em aquicultura) UNESP, São Paulo.
Bandara T, Radampola, K 2017. Fisheries education in Sri Lanka: current status, constraints and future outlook. Journal of Fisheries 5(3):535-540.
Bertusso FR, Terhaag MM, Malacarne, V 2020. The use of practical classes in science teaching: challenges and possibilities. Práxis Educacional 16(39):318-336.
Bostock J, Seixas, S 2015. Investing in the human capital of the aquatic food sector: AQUA-TNET and the road ahead. Aquaculture International 23(3):861-881.
Carvalho FB, Beltrão GGB, da Silva Feio J, Terán AF 2018. Possibilidades de alfabetização científica no Bosque da Ciência, Manaus, AM, Brasil. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 6(2):342-356.
Carvalho GD, Paiva MAV 2021. Uso de metodologias ativas no ensino de conceitos em patologia e parasitologia para estudantes de curso técnico em aquicultura. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica 9(01).
Chiossi RR, Costa CS 2018. Novas formas de aprender e ensinar: a integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação de professores da educação básica. Texto Livre: Linguagem E Tecnologia 11(2):160–176.
Dauda AB, Natrah I, Karim M, Kamarudin MS, Bichi AH 2018. African catfish aquaculture in Malaysia and Nigeria: Status, trends and prospects. Fisheries and Aquaculture Journal 9(1):1-5.
De Moura Victorio A, Lenz DR, Arnhold E, Muelbert B 2021. Aquicultura na região de laranjeiras do Sul, paraná: diagnóstico e políticas PÚBLI-CAS. Revista Grifos 30(53):154-172.
De Souza DC, Santos LFA., Lianza, S 2015. PAPESCA/UFRJ: Aprendizados de uma década de dialogicidade entre universidade e comunidade. Revista Tecnologia e Sociedade 11(22):143-163.
DiStefano RJ, Reitz RA, Imhoff EM 2016. Examining one state's regulation development process to manage alien crayfish introductions. Fisheries 41(12):726-737.
Eleftheriou M, Reuver M, Bostock J, Sorgeloos P, Dhont, J 2015. AQUA-TNET thematic network: an 18-year chronicle of development and achievement in European aquaculture education. Aquaculture International 23(3):703-713.
Eleftheriou M, Seixas S 2015. Positioning lifelong learning in aquaculture: challenges and opportunities. Aquaculture International 23(3):751-766.
Filho JVD, Pontuschka RB, Franck KM, Gasparotto PHG, Cavali J 2020. Cultivo de quelônios promove conservação e o desenvolvimento social e econômico da amazônia. Revista Ciência e Saúde Animal 2:09-31.
FAO, Food and Agriculture Organization 1997. Review of the state of world aquaculture. FAO Fisheries Circular 886:1-163.
FAO, Food and Agriculture Organization of the United Nations 2020. The state of world fisheries and aquaculture. Sustainability in action. Roma.
Gölcü BM, Uyguntürk A, Adaca AÜ 2021. Fisheries and Aquaculture in Veterinary Medical Education in Turkey: History and Recent Develop-ments. Kafkas Üniversitesi Veteriner Fakültesi Dergisi 27(1).
Henry-Silva G, Camargo A 2018. Aquaculture impact and treatment systems of effluents with aquatic macrophytes. Boletim Do Instituto De Pesca 34(1):163-173.
Iatridou D, Pohl L, De Briyne N, Palić D, Saunders JH, Bravo A 2018. Mapping the teaching of aquatic animal veterinary medicine in the European Union and European Free Trade Area. Veterinary record open 5(1).
Isla-Esquivel ML, Cuevas-Jimenez A, Aranda J 2016. Technology Transfer-ownership Model of an Integrated System of Food Production (Sipia) for Human Development. Ambiente y desarrollo 20(38):99-110.
Kibria G, Haroon AK, Nugegoda D 2017. An innovative model for engagement of rural citizens/community of Bangladesh with climate Change. Journal of Climate Change 3(2):73-80.
Lekang OI, Moulton M, Eleftheriou M 2015. AQUA-TNET: an overview of the development of European Master programmes in the aquaculture sector. Aquaculture International 23(3):715-726.
Martins CVB, Oliveira DP, Martins RS, Hermes CA, Oliveira LG, Vaz SK, Zacarkin CE 2018. Avaliação da piscicultura na região oeste do estado do Paraná. Boletim do Instituto de Pesca 27(1):77-84.
Maucieri C, Forchino AA, Nicoletto C, Junge R, Pastres R, Sambo P, Borin M 2018. Life cycle assessment of a micro aquaponic system for educa-tional purposes built using recovered material. Journal of Cleaner Production 172:3119–3127.
Medeiros TB da S, Santana VG da S, da Silva RAD, Santos DB dos, Pontes CS 2020. Educação ambiental: levantamento das práticas sustentáveis aplicadas ao setor pesqueiro (pesca e aquicultura) como ferramenta de reflexão. DESAFIOS-Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins 7(4):81-95.
Miranda RD, Macedo ARG, Guedes ACB, Castro NM de S, Paumgartten A, Élida A, Mendonça RC, Quadros MLA de, Oliveira LC de, Moreau JS, Silva FNL da 2020. Pesca e aquicultura: técnicas de Educação Ambiental no ensino fundamental no Marajó (PA). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA) 15(3):410–425.
Monteiro RLDSG 2020. EAD 100%. Revista carioca de ciência, tecnologia e educação 5(especial):32-34.
Moura MC de S, Torres R de A, Abenassif MJL, Correia LL, Suzuki MA de L, Pereira T da S 2020. Utilização de aquário público para a educação ambiental: conhecendo as espécies de peixes do rio xingu. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente 1(2):112.
Nascimento L de S, Dias GEA, Filho JTS, Mello SCRP, Filho OPR, Pereira MM 2019. Rendimento de carcaça de machos e fêmeas da rã-touro em diferentes sistemas de recria e em fase reprodutiva. Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável 9(3).
Neto J, Bueno JR, Lanes CFC 2020. Aquicultura capacita: estratégia de capacitação para novos alunos em meio a pandemia. Anais Do Salão Internaci-onal De Ensino, Pesquisa E Extensão 12(1).
Ortega SC 2012. Veterinary medical education and veterinary involvement in aquatic-animal health and aquaculture in Mexico. Journal of veterinary medical education 39(2):195-199.
Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, Moher D 2021. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. Bmj 372.
Pietrocola M, de Souza CR 2019. A sociedade de risco e a noção de cidadania: desafios para a educação científica e tecnológica. Linhas Críticas 25:56-73.
Pita C, Eleftheriou M, Fernández-Borrás J, Gonçalves S, Mente E, Santos M B, Pierce GJ 2015. Generic skills needs for graduate employment in the aquaculture, fisheries and related sectors in Europe. Aquaculture International 23(3):767-786.
Pounds A, Bostock J 2019. Open educational resources (OER) in higher education courses in aquaculture and fisheries: opportunities, barriers, and future perspectives. Aquaculture International 27(3):695-710.
Pounds A, Bostock J 2019. Suitable economic models for Open Educational Resources initiative in aquaculture higher education. Aquaculture Inter-national 27(5):1553-1563.
Pooch EHP, Sanchez‐Paz A, Fermino MH, de Brito KCT, de Brito B, Romano LA, Cavalli LS 2018. aquasaúde: A mobile application for educa-tional training on prevention of shrimp pathogen‐associated diseases. Aquaculture Research 49(7): 2597-2602.
Prasenja Y, Alamsyah AT, Bengen DG 2017. Sustainability analysis of mangrove ecosystem for ecofisherytourism in Sidoarjo Lumpur Island. Jurnal Ilmu dan Teknologi Kelautan Tropis 9(1):255-264.
Qin L, Buccola ST 2017. Knowledge measurement and productivity in a research program. American Journal of Agricultural Economics 99(4):932-951.
Rocha SSD, Joye CR, Moreira MM 2020. Distance Education in the digital age: typologies, variations, uses and possibilities of e-learning. Research, Society and Development 9(6).
Rodrigues AA, Martins E 2020. Os jovens pescadores de Cametá-PA: trabalho, conhecimentos do curso tecnico em aquicultura e formação da iden-tidade pescadora. Humanidades & Inovação 7(15):454-466.
Sampaio D de S, Tagliaro CH, Schneider H, Beasley CR 2019. Oyster culture on the Amazon mangrove coast: asymmetries and advances in an emerging sector. Reviews in Aquaculture 11(1):88-104.
Secchi S, Banerjee S 2019. A dynamic semester-long social dilemma game for economic and interdisciplinary courses. The Journal of Economic Education 50(1): 70-85.
Sexias S, Dove C, Ueberschar B, Bostock J 2014. Evaluation on the use of e-learning tools to support teaching and learning in aquaculture and aquatic resource management education. Aquac Int 23:825-841.
Seixas S, Eleftheriou M 2020. AQUA-TNET lifelong learning strategy changes E & T attitudes towards ECVET implementation and the EQF. Aquaculture International 28:1825-1836.
Seixas S, Saravanan S, Gonçalves S 2015. Innovation and educational changes: two e-Learning cases in aquaculture. Aquaculture International 23(3):843-859.
Silva FNL da, Mendonça RC, de Quadros MLA, de Oliveira LC, Macedo ARG, Silva OLL, de Araujo Oliveira LA 2020. Students as promoters of rural extension in aquaculture in the Marajó archipelago, Pará, Brazil. Revista Brasileira de Educação do Campo 5.
Silva FNL da, Oliveira LCD 2020. Reflections on teaching aquaculture in the Marajó archipelago, Eastern Amazon. Revista Brasileira de Educação do Campo 5:1-15.
Silva FNL da, Pereira AS, Oliveira LA de A, de Oliveira, LC, Macedo, ARG, de Quadros, MLA, de Souza Castro, NM 2020a. Metodologias de extensão rural aplicadas à aquicultura: um paralelo entre teoria e prática. Research, Society and Development 9(8): e245984168.
Silva FNL da, Silva, OLL, Oliveira, LC de, Oliveira, LA de A 2020b. Perfil e Percepções de Docentes sobre Educação a Distância em Pesca, Aqui-cultura e Recursos Pesqueiros Durante a Pandemia (COVID-19). EaD Em Foco, 10(3):e1027.
Tahim EF, Damaceno MN, Araújo, IFD 2019. Trajetória tecnológica e sustentabilidade ambiental na cadeia de produção da carcinicultura no Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural 57:93-108.
Tamaru, C, Haverkort-Yeh, RD, Gorospe, KD, Rivera, MAJ 2014. Exploring larval development and applications in marine fish aquaculture using pink snapper embryos. Journal of Biological Education 48(4):231-241.
Tort L, Eleftheriou M 2015. Student mobility measures in the aquatic sciences: the development of the AQUA-TNET Education Gate. Aquaculture International 23(3):787-803.
United Nations 1982. Statistical Division, and United Nations. Statistical Office. Standard country or area codes for statistical use 49.
Valiente FL, Garcia RG, Domingo EJA, Estante SMT, Ochaves EJL, Villanueva JCC, Balbin JR 2018. Internet of Things (IOT)-based mobile ap-plication for monitoring of automated aquaponics system. IEEE 10th international conference on humanoid, nanotechnology, information technology, communica-tion and control, environment and management (HNICEM) 1-6.
Valenti WC, Barros HP, Moraes-Valenti P, Bueno GW, Cavalli RO 2021. Aquaculture in Brazil: past, present and future. Aquaculture Reports 19.
Yoshioka H, Yaegashi Y 2017. Stochastic optimization model of aquacultured fish for sale and ecological education. Journal of Mathematics in Industry 7(1):1-23.

Downloads

Publicado

2022-08-02

Como Citar

VILAÇA, Vinícius Lima Tavares; DIAS, Thaís Vilas Boas; NAVARRO, Rodrigo Diana. Aquicultura como Ferramenta na Educação: Uma Revisão Sistemática. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 279–289, 2022. DOI: 10.21664/2238-8869.2022v11i2.p279-289. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/6312. Acesso em: 24 nov. 2024.