Criação e Aplicação de Recursos Educativos Digitais com o Universal Design for Learning na Promoção da Inclusão
Investigação-Ação na Aprendizagem da Ferramenta Book Builder
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2018v7i2.p225-251Palavras-chave:
Universal Design for Learning, Inclusão, Recursos Educativos Digitais/TIC, Necessidades Educativas EspeciaisResumo
O conhecimento científico afigura-se associado à definição de pressupostos epistemológicos/metodológicos que suportam qualquer investigação e o próprio pensamento do investigador. A metodologia usada encontra-se ancorada na triangulação de metodologias, técnicas e abordagens, na forma de Investigação-Ação, onde relevou a análise de conteúdo com o apoio do programa de investigação qualitativa WebQDA. Pretendeu-se dissecar o percurso metodológico, cujo trabalho de campo se centrou num programa formativo dirigido a profissionais de educação, com o intuito de lhes dar a conhecer os princípios curriculares desenhados através do Universal Design for Learning e de os dotar de competências digitais com recurso à ferramenta CAST UDL Book Builder. Com o apoio do UDL, fomentando a utilização de recursos educativos digitais construídos através da ferramenta Book Builder, foram desenvolvidas respostas pedagógicas/motivadoras/inovadoras/ literácitas, reiterando-se a importância desta ferramenta na promoção da inclusão e da literacia digital para todos os alunos, com e sem Necessidades Educativas Especiais.
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