Proximidade na Heterologia de Emmanuel Lévinas: O Lugar a partir de Fotografias de Estudantes Universitários

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2024v13i3.p115-124

Palabras clave:

alteridade, heterologia, formação de professores

Resumen

A heterologia de Lévinas nos convoca a uma escuta ética, na proximidade que não implica ensimesmamento nem Mesmidade. A partir de tal perspectiva, buscamos possibilidades para reverberar o lugar, como ética, na formação de professores de Geografia. O artigo objetiva repercutir a oficina ministrada durante a XXIX Semana de Geografia da Universidade Estadual de Maringá, em 2023. Intitulada “Alteridade na formação docente: por uma educação geográfica para a diferença”, a oficina propôs a produção de fotografias como possibilidade de sensibilização e escuta ética. A partir das fotografias, o lugar como alteridade é tonificado, como convocação do geográfico que interpela como acolhimento e responsabilidade.

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Publicado

2024-11-07

Cómo citar

SANTOS, Jéssica Bianca dos; LIMA-PAYAYÁ, Jamille da Silva. Proximidade na Heterologia de Emmanuel Lévinas: O Lugar a partir de Fotografias de Estudantes Universitários. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 115–124, 2024. DOI: 10.21664/2238-8869.2024v13i3.p115-124. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/7569. Acesso em: 24 nov. 2024.