Fronteiras do Oeste Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2013v2i2.p105-106Resumen
Fronteira Cerrado: Sociedade e Natureza no Oeste do Brasil é uma coletânea de textos que propõe um debate interdisciplinar sobre o Cerrado. Mais do que isso, insere a temática do Cerrado e da fronteira em um debate interdisciplinar original e necessário aos trabalhos acadêmicos quer da Geografia, da Historia Ambiental, da Biodiversidade, da Biologia da Conservação, do Desenvolvimento Sustentável, da Sociologia Rural ou das Geociências.
Essa proposta de analise, muito bem organizada na forma de coletânea, permitiu que todos os textos aqui reunidos, estruturados em três eixos temáticos, discutam o Cerrado e a fronteira oeste do Brasil numa perspectiva multifacetada, abordando importantes questões que envolvem as sociedades e o meio ambiente.
Ao afirmar que o livro tem por objetivo “discutir temáticas relacionadas com a ocupação de diversos territórios do Brasil, mais especificamente de trechos do bioma Cerrado, no passado e no presente. Trata-se de entender como se constituem as relações entre sociedade e natureza, aspectos de devastação, manifestações de preocupação com o ambiente natural, os laços de cooperação e de exploração entre os diversos atores sociais, e as representações que orientam e dão sentido a multiplicidade de experiências individuais e coletivas” Os organizadores anunciam uma empreitada árdua que, posso afirmar, foi amplamente realizada. Agora cabe ao leitor geógrafo, historiador, biólogo, cientista social… conhecer essa importante reunião de textos e refletir sobre as “novas” questões relacionadas com a ocupação da fronteira Oeste brasileira.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.