A Pegada Ecológica como Instrumento para Análise do Perfil Ambiental de Alunos do Curso de especialização em Engenharia Sanitária Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2024v13i4.p267-278Palabras clave:
pegada ecológica, sustentabilidade, consumoResumen
Este artigo descreve a aplicação da Pegada Ecológica, no contexto de estudantes de um curso de pós-graduação lato sensu em Engenharia Sanitária Ambiental, entre 2017 e 2018, de uma instituição privada localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Cada um dos 21 alunos participantes calculou a sua pegada ecológica e identificou qual hábito estava interferindo mais no valor encontrado, discutindo em sala os resultados. A pesquisa verificou a média do grupo (2,5 planetas necessários). O resultado do grupo ficou abaixo da média brasileira de 2,7, em 2007, e de algumas grandes cidades do país. Os indicadores que mais influenciaram foram a alimentação (39,2%) e o transporte (20,2%). Verificou-se a importância da aplicação desse método em sala de aula, em particular em uma disciplina de Educação Ambiental, que permitiu a sensibilização dos participantes, bem como a indicação de uma ferramenta importante para a conscientização das pessoas visando modificar seus hábitos de consumo.
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