Corporalidade e Práticas Corporais em Pesquisas na Educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2023v12i1.p265-286

Palabras clave:

corporalidade, corpo brincante, práticas corporais, educação

Resumen

O artigo em tela objetiva analisar o que revelam (qualitativamente e quantitativamente) as produções acadêmicas publicadas em 10 anos - entre 2012 e 2021 - sobre os termos “práticas corporais e corporalidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que investigou teses, dissertações e artigos científicos identificados e analisados em ambientes virtuais, como a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o Scielo Brasil. O texto revela que as produções encontradas se concentram especialmente nas regiões sul e sudeste do Brasil, apontando a carência de discussões e investigações nas demais regiões do território brasileiro. Além disso, os dados mostram que o índice de publicações sobre o tema foi maior após o ano de 2016 e os trabalhos selecionados para análise utilizaram metodologias diversas, com predominância para o método qualitativo.

Biografía del autor/a

Mônica Caldas Ehrenberg, Universidade de São Paulo

Pós Doutora em Educação (Unicamp e UMinho/ Portugal); Doutora e Mestre em Educação Física-UNICAMP; professora da Universidade de São Paulo-USP onde coordena o grupo de estudos e pesquisas em Gesto, Expressão e Educação-GEPGEE; coordena, conjuntamente, o grupo de extensão GYMNUSP, Brasil.

João Carlos Martins Bressan, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro/SP). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é docente da Faculdade de Ciências da Saúde no curso de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Vice coordenador do Centro de Inovação em Educação e Saúde (CIES-UNEMAT), Líder do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Jogo (LEPEJ/UNEMAT), membro do Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física (LETPEF/UNESP) e membro do grupo de estudo em biodinâmica, exercício físico e saúde (GEBEFS/UNEMAT). Coordenador do programa de extensão PROAT - UNEMAT (projeto de atletismo). Coordenador de área do Pet-Saúde/Gestão e Assistência, Brasil.

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Publicado

2023-04-28

Cómo citar

OLIVEIRA, Evandro Salvador Alves de; EHRENBERG, Mônica Caldas; BRESSAN, João Carlos Martins. Corporalidade e Práticas Corporais em Pesquisas na Educação. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 265–286, 2023. DOI: 10.21664/2238-8869.2023v12i1.p265-286. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/6741. Acesso em: 21 nov. 2024.