Perpectivas da Escola, da Cultura e da Avaliação na Base da Cultura Escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2022v11i4.p304-316

Palabras clave:

cultura escolar, avaliação, avaliação institucional, educação

Resumen

O objetivo deste estudo é discutir a respeito dos elementos que compuseram um estudo sobre o tema: “O Estudo da Escola: cultura escolar, cultura material e imaterial, instituição e práticas escolares de avaliação”, no espaço de formação do doutoramento em Educação. Como um problema a ser refletido, questiona-se: de que modo é possível a escola produzir sua própria cultura crítica, de forma a fazer oposição à cultura dominante? Como lidar com essa forma homogênea da organização da escola, tendo em vista a avaliação na base da cultura escolar? Nessa perspectiva, o campo de estudo da cultura escolar passa por temas envoltos pela história da leitura, do currículo, da formação e profissionalização docente e de outros elementos que a compõem. Essas reflexões elevam-se a todos os contextos escolares e, consequentemente, o interesse em tratar de uma temática como avaliação e avaliação institucional. A cultura escolar está assentada em bases de tensões, conflitos, práticas e rupturas, movidas pela organização da escola. Essas tessituras compreendem a organização da escola em todos os seus níveis e modalidades, tanto na educação básica quanto na educação superior. Além delas, a avaliação, também, comporá o espaço da cultura da escola. Portanto, a avaliação está presente na cultura escolar e torna-se parte de processos compositores desta e urge ser analisada como um fenômeno dessa cultura em seus aspectos sociais e políticos.

Citas

Albuquerque RLF. de 2022. O artesanato da cultura escolar: processos intraescolares que se relacionam com a construção social do aluno na educação infantil. 2022. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.
Álvarez AL y Marrugo, PA 2016.Cátedra de la paz en Colombia: una mirada que supera la tiza y el tablero. Boletín Virtual, 5(9), 168-174.
Azanha, JMP 1991. Cultura escolar brasileira: um programa de educação e pesquisa. Revista da USP, São Paulo, n. 8, p. 65-69, dez./jan./fev.
Back FR, Lima RM de, Placido RL 2022.Tessitura da história das instituições escolares na perspectiva da cultura escolar. In: Anais do III Seminário Integrado IFC-FURB de Educação Profissional e Tecnologia. Blumenau: FURB
Barroso J 2021. Cultura, cultura escolar, cultura de escola. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/65262/1/u1_d26_v1_t06.pd. Acesso em: 03 out.
Brito GM, Rocha NJ de M 2022. Cultura escolar, práticas e conteúdos de linguagens no cotidiano do colégio estadual David Pereira. Práxis Educacional, [S. l.], v. 18, n. 49, p. e11167. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.11167.
Canário R 2015. A educação não formal e os destinos da escola (Entrevista). In: Mosé. V. (org.) A escola e os desafios contemporâneos (4ª ed.) Rio de Janeiro, Civilização Brasileira.
Chervel A 1990. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, v.2, p.177-229
Del Bianco R de CR 2009. Profissionalidade Docente em Projetos de Cursos de Pedagogia de Universidades do Estado de Goiás. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Goiás, 150 f.
Dias Sobrinho J 2008. Avaliação educativa: produção de sentidos com valor de formação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 13, n. 1, p. 193-207.
Drelich, DF, Candau, VM 2022.Desnaturalizar, decolonizar e interculturalizar a cultura escolar. In: Anais do 9º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 6º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Canoas: PPGEDU.
Faria Filho, LM, Gonçalves IA, Vida DG, Paulilo AL 2004. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n.1, p. 139-159.
Forquin JC 1998. Escola e cultura: as bases epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas.
Jiménez M., Lleras J. y Nieto A 2010. La paz nace en las aulas: evaluación del programa de reducción de la violencia en Colombia. Educación y Educadores, 13(3), 347-359.
Julia D 2001. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43.
Mano A de MP, Carvalho NG de S, Oriani AP 2022. A Cultura escolar em aulas de ciências e biologia: reflexões a partir do estágio supervisionado. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 137–150. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i30.617.
Maseto MA 2018. Tempo, espaço e práticas pedagógicas. In: Didática – abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: EdUFBA.
Méndez-Gómez DM 2014. Desarrollo humano en la formación de formadores: uma pedagogía para la paz, la reconciliación y la esperanza. Revista Universidad de La Salle, [S.l.] (65), 149-161.
Oliveira CRLS 2019. A importância das relações interpessoais no ambiente escolar. 2019. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Placido RL, Benkendorf SKJ, Todorov DM 2021. Porosidade e permeabilidade: Uma abordagem mesoanalítica em história das instituições escolares a partir da Cultura Escolar. Metodologias e Aprendizado, [S. l.], v. 4, p. 183–196, DOI: 10.21166/metapre.v4i.2221.
SORDI MRL de, LUDKE M 2009. Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, p. 253-266.
Streck DF 2012. Qual o conhecimento que importa? Desafios para o currículo. Currículos sem Fronteiras, Porto Alegre, v.12, n.3, p. 8-24, set/dez 2012.
Tiballi E, Nepomuceno M de A. (coord.) 2006. Pensamento educacional Brasileiro. Goiânia: Ed. da PUC de Goiás.
Vidal DG 2009. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Currículo sem Fronteiras, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 25-41.
Viñao-Frago A 1998. Por una historia de la cultura escolar: enfoques, cuestiones, fuentes. In: Congreso de la Asociación de História Contemporánea, 3.

Publicado

2022-12-30

Cómo citar

DEL BIANCO, Rita de Cássia Rodrigues; CARNEIRO, Maria Esperança Fernandes. Perpectivas da Escola, da Cultura e da Avaliação na Base da Cultura Escolar. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 11, n. 4, p. 304–316, 2022. DOI: 10.21664/2238-8869.2022v11i4.p304-316. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/6566. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Edição Especial Educação 2024