O Turismo Rural Pedagógico como Estratégia para a Valorização do Patrimônio Cultural e Natural nas Áreas Rurais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2022v11i1.p226-238

Palabras clave:

novo rural, turismo rural pedagógico, patrimônio cultural, educação ambiental

Resumen

As transformações ocorridas no espaço rural têm contribuído para a configuração de uma nova realidade rural, assinalada pela dinamicidade e diversidade de serviços e novos postos de trabalho. Nesse cenário, novas atividades socioeconômicas começam a surgir, favorecendo a geração de emprego e renda e, concomitantemente, a valorização do patrimônio natural e cultural. É o caso do Turismo Rural Pedagógico, caracterizado por um conjunto de práticas educativas realizadas no âmbito da propriedade rural, que utiliza como recurso didático as atividades agrícolas, a produção agropecuária e os bens naturais e culturais ali existentes. Nesses termos, o presente estudo visa apresentar as contribuições do Turismo Rural Pedagógico enquanto estratégia que favorece a valorização do patrimônio cultural e natural nas áreas rurais. Metodologicamente, utilizou-se como base de análise três estudos científicos desenvolvidos por um conjunto de pesquisadores, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizados na região sul e sudeste do Brasil entre os anos de 2012 e 2015. A análise contemplou quatro experiências distintas: o Roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre (RS); o Projeto Viva Ciranda (Joinville – SC); o Projeto Turismo Rural e Escola - Fazendo Eco (Brasília, DF) e o Roteiro do Turismo Rural Pedagógico do Estado de São Paulo (São Paulo). Os resultados destacam que tal atividade não apenas contribui para a visibilidade e valorização da agricultura e dos espaços rurais, atribuindo-lhes novas funções (educativa, ambiental, social, patrimonial), como também favorece a interação entre campo e cidade, a preservação do meio ambiente e a conservação da cultura rural. Conclui-se assim, que o Turismo Rural Pedagógico emerge como uma alternativa eficaz, cujas potencialidades perpassam por diferentes dimensões, desde a econômica e social, até a ambiental e cultural.

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Publicado

2022-04-29

Cómo citar

ELESBÃO, Ivo; KLEIN, Angela Luciane; DE SOUZA, Marcelino. O Turismo Rural Pedagógico como Estratégia para a Valorização do Patrimônio Cultural e Natural nas Áreas Rurais. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 226–238, 2022. DOI: 10.21664/2238-8869.2022v11i1.p226-238. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/4514. Acesso em: 22 dic. 2024.