O Recurso da Triangulação como Ferramenta para Validação de Dados nas Pesquisas Qualitativas em Educação
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i3.p441-456Palabras clave:
Triangulação, Confiabilidade, Variáveis, Método de PesquisaResumen
Este estudo tem como objetivo refletir sobre a produção do conhecimento científico e suas bases, de modo a destacar as concepções metodológicas que orientam os estudos e pesquisas em educação, com especial atenção ao recurso da triangulação de dados e métodos, como sendo fundamentais para o desenvolvimento dos objetos de estudo, refletindo-se nos processos de organização, execução e análise das investigações acadêmicas. Neste tocante, as questões que envolvem, tanto o universo da pesquisa, quanto o universo da educação e formação de novos pesquisadores encontram desafios ao entendimento do papel e espaço de cada ferramenta, sendo necessária uma firmeza de elucidação para garantir a progressão do conhecimento e qualidade dos resultados. Neste tocante, apresenta-se a triangulação como um campo capaz de ajudar os pesquisadores a terem solo fértil em suas análises. Traz os conceitos de método, pesquisa e ciência, apoiados em uma pesquisa bibliográfica com teorias de Max Weber (1997), Santos Filho & Gamboa (2009), Sobral & Bretas (2016), Descartes (2007), Locke (2016), Santos (2010), Coutinho (2011), Creswell (2007), Macedo, Galeffi, & Pimentel (2009), e por fim Santos (2019). Nesse processo, a diferenciação e clareza quanto ao emprego da triangulação diante do método escolhido se tornam imperativos para o cotidiano dos pesquisadores, especialmente no campo da educação, por sua especificidade à relação com objetos de natureza social, cultural e humana. Por fim, tais reflexões são necessárias à complexa e múltipla forma de pensar a pesquisa, ajudando na consolidação do perfil de investigadores capazes de desenvolver um método ideal, válido e concreto, apoiando o desenvolvimento dos estudos e gerando benefícios para a sociedade.
Citas
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