Diagnóstico dos Subsunçores dos Estudantes sobre Evolução Biológica: O Mapa Conceitual como Ferramenta de Investigação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i3.p301-317

Palabras clave:

Aprendizagem Significativa, Ensino Médio, Desafios no Ensino de Evolução Biológica, Metodologias Ativas

Resumen

A Evolução Biológica (EB) representa uma teoria unificadora de todas as áreas das Ciências Biológicas, porém seu ensino é uma preocupação não só no Brasil, mas também no mundo, devido aos conflitos com ideias e conceitos equivocados, enraizados cognitivamente nos alunos. Visando desenvolver subsídios para facilitar o ensino aprendizagem da EB, fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa, este trabalho objetivou realizar um levantamento dos subsunçores relacionados ao conhecimento da EB entre estudantes do Ensino Médio, fazendo uso de Mapas Conceituais (MC) como instrumento de investigação. Para tanto, foi ministrada aos estudantes participantes uma oficina abordando noções básicas para a construção de MC, culminando com a construção por cada participante de seus próprios MC relacionados à EB. A análise desses MC permitiu identificar deficiências na compreensão de conceitos evolutivos, além de uma visão simplista e lamarckista da EB. Com isso, constatamos que os MC, usados como instrumento de investigação possibilitaram aos alunos livre expressão, revelando os aspectos cognitivos do seu processo de aprendizagem sobre EB.

Biografía del autor/a

Mariana Carvalho de Souza, Estado de Goiás, Anápolis, Goiás.

Mestre pela Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil. Professora efetiva do Estado de Goiás, Anápolis, Goiás.

Solange Xavier dos Santos, Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

Doutorado pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil. Professora titular da Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

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Publicado

2020-12-29

Cómo citar

SOUZA, Mariana Carvalho de; SANTOS, Solange Xavier dos. Diagnóstico dos Subsunçores dos Estudantes sobre Evolução Biológica: O Mapa Conceitual como Ferramenta de Investigação. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 301–317, 2020. DOI: 10.21664/2238-8869.2020v9i3.p301-317. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/3456. Acesso em: 24 nov. 2024.