Processo de Avaliação: Elaboração do Programa Educativo Individual

Autores/as

  • Maria de Guadalupe Comparada Almeida ISPA - Instituto Universitário, Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida; Instituto Politécnico de Beja http://orcid.org/0000-0002-5789-7491
  • José Morgado ISPA - Instituto Universitário, Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida;

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i4.p18-31

Resumen

A educação inclusiva recomenda o acesso a uma educação de qualidade para todos, que permita a apropriação do conhecimento e o desenvolvimento de competências, orientando os indivíduos de acordo com respostas adaptadas às exigências sociais. A escola pública é o garante de respostas de qualidade à diversidade sociocultural, física ou mental do individuo. O objetivo deste estudo vai ao encontro do que é sugerido pelas diretivas nacionais e internacionais para uma escola inclusiva, e pretende analisar qual o processo de avaliação que as equipas multidisciplinares elegem para o desenho do Programa Educativo Individual (PEI). A recolha dos dados será realizada através de questionários e entrevistas a equipas multidisciplinares de educação especial, de 3 agrupamentos escolares. Os resultados preliminares apontam para que apesar de todos terem por base a legislação, cada agrupamento organiza-se de forma própria, não existindo uma uniformização nos processos.

Biografía del autor/a

Maria de Guadalupe Comparada Almeida, ISPA - Instituto Universitário, Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida; Instituto Politécnico de Beja

ISPA - Instituto Universitário, Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida; Instituto Politécnico de Beja

José Morgado, ISPA - Instituto Universitário, Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida;

ISPA - Instituto Universitário, Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida;

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Publicado

2017-12-31

Cómo citar

ALMEIDA, Maria de Guadalupe Comparada; MORGADO, José. Processo de Avaliação: Elaboração do Programa Educativo Individual. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 18–31, 2017. DOI: 10.21664/2238-8869.2017v6i4.p18-31. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2544. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Edição Especial - Investigação Qualitativa: Permeabilidade entre as Ciências Sociais e Humanas