A Força dos Varadouros na Amazônia: o caso da comissão de obras federais do território do Acre e as estradas de rodagem (1907-1910)

Autores/as

  • André Vasques Vital Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i1.p22-44

Resumen

O artigo analisa a atuação da Comissão de Obras Federais do Território do Acre e as oposições locais à construção de estradas de rodagem na região. Após a anexação do Acre ao Brasil, pelo Tratado de Petrópolis de 1903, o governo federal elevou a área a condição de território federal, dividindo-a em três e, depois de 1912, quatro unidades administrativas independentes umas das outras: departamentos do Alto Acre, Alto Purus, Alto Juruá e Tarauacá. A Comissão de Obras Federais foi criada em 1907 em resposta a falta de integração física entre os departamentos. A análise das reações das elites seringalistas ao projeto de integração territorial pensado pelo governo federal é primordial nesse artigo, que aponta a força dos rios e dos varadouros nas comunicações como responsáveis pelo fracasso do projeto de rodovias e pelo fim dos trabalhos da Comissão de Obras Federais em 1910.

Biografía del autor/a

André Vasques Vital, Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.

Doutorado em História das Ciências, Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil. Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil. 

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Publicado

2017-04-28

Cómo citar

VITAL, André Vasques. A Força dos Varadouros na Amazônia: o caso da comissão de obras federais do território do Acre e as estradas de rodagem (1907-1910). Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 22–44, 2017. DOI: 10.21664/2238-8869.2017v6i1.p22-44. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2188. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Territórios e paisagens na América Latina