Estudos dos Gases Produzidos no Processo de Endurecimento do Aço SAE por Meio de Cementação Sólida
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i2.p205-214Resumen
O processo de cementação sólida é realizado para a obtenção do endurecimento da camada superficial do aço com baixo teor de carbono. Para tanto, o aço é aquecido a temperaturas acima de 900ºC em contato com um agente carburante rico em carbono. Após a reação ocorre uma dissociação térmica e consequente liberação de gases como: monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de nitrogênio (NO2), além do composto óxido de sódio (Na2O). Este trabalho estimou a composição dos gases gerados por meio da análise de Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ); em seguida as reações envolvidas foram analisadas estequiometricamente e os resultados foram comparados às tabelas de níveis de emissão permitidos segundo a Norma Regulamentadora: NR-15 (Atividades e Operações Insalubres). A discussão sobre os gases de maior nocividade a saúde humana podem viabilizar estudos e propostas de escolha de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), bem como a determinação dos tempos máximos de exposição do profissional.
Palavras chave: Tratamentos Termoquímicos; Segurança no trabalho; Equipamentos de proteção individual e coletivo; Norma Regulamentadora; Insalubridade.Citas
Brasil 1978. Ministério do Trabalho e Emprego - MTE. NR N.º 15: Atividades e operações insalubres. Brasília, p. 85.
Brasil 1994. Ministério do Trabalho e Emprego - MTE. NR N.º 09: Programa de prevenção de riscos ambientais. Brasília, p. 7.
Brasil 2001. Ministério do Trabalho e Emprego - MTE. NR N.º 06: Equipamento de Proteção Individual – EPI. Brasília, p. 8.
Chiaverini V 2008a. Aços e Ferros Fundidos: características gerais, tratamentos térmicos, principais tipos. 7. ed. ABM, São Paulo, p. 599.
Chiaverini V 2008b. Tratamentos térmicos das Ligas Metálicas. Associação Brasileira de Metalurgia e materiais, São Paulo, p. 263 .
Colpaert H 2008. Metalografia dos Produtos Siderúrgicos Comuns. 3.ed. Edgar BLUCHER, São Paulo.
Costa e Silva A, Mei PR 2010. Aços e Ligas Especiais. 3. ed. Editora Blucher Ltda, São Paulo, v. 1. P. 646.
Dias R 2007. Marketing Ambiental: Ética, Responsabilidade Social e Competitividade nos Negócios. Atlas, São Paulo.
Faria HM 2000. Benefícios Econômicos da Gestão Ambiental: uma discussão. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, Brasil.
FISPQ – Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos – Cimentox. Empresa Oxigen Soldas Especiais. 2007 [cited 2014 sep]. Available from: http://www.oxigen.com.br.
Kotz JC, Treichel PM, Weaver GC 2009. Química Geral e Reações Químicas. Traduzido por: Visconte SA; 6ª ed., Vol. 1. Learning, Rio de Janeiro.
Lovins AB, Lovins LH, Hawken P 1999. A road map for Natural Capitalism. Harvard Business Review 77(3):.
Seiffert MEB 2007. ISO 14001 Sistemas de Gestão Ambiental: Implantação objetiva e econômica. 3. ed. Atlas, São Paulo.
Tachizawa 2010. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa. 6. ed. Editora Atlas, São Paulo.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.