Um Modelo de Capacitação Rumo à Sustentabilidade: Os guias de Alto Paraíso de Goiás - Chapada dos Veadeiros (GO)

Autores/as

  • Chiara Gentile Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília – CDS/UnB
  • José Luiz de Andrade Franco Universidade de Brasília – UnB
  • Doris Aleida Villamizar Sayago Universidade de Brasília – UnB e Instituto Federal Goiano - IFGoiano

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2016v5i1.p168-185

Resumen

Desde a década de 1990, no município de Alto Paraíso de Goiás (GO) são realizados cursos de formação para guias de caminhadas e para os profissionais do setor turístico e ecoturístico. Endereçados à comunidade como oportunidade de desenvolvimento em sintonia com a vocação naturalística da região, os cursos fornecem ocasiões de crescimento, ferramentas culturais e técnicas para a valorização dos recursos locais e constituem iniciativas exemplares econômica, ambiental e socialmente sustentáveis.

Biografía del autor/a

Chiara Gentile, Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília – CDS/UnB

Doutora em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília – CDS/UnB.

José Luiz de Andrade Franco, Universidade de Brasília – UnB

Doutor em História pela Universidade de Brasília - UnB. Docente na Universidade de Brasília – UnB. Brasil.

Doris Aleida Villamizar Sayago, Universidade de Brasília – UnB e Instituto Federal Goiano - IFGoiano

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília - UnB. Docente na Universidade de Brasília – UnB e no Instituto Federal Goiano - IFGoiano. Brasil.

Publicado

2016-06-28

Cómo citar

GENTILE, Chiara; FRANCO, José Luiz de Andrade; SAYAGO, Doris Aleida Villamizar. Um Modelo de Capacitação Rumo à Sustentabilidade: Os guias de Alto Paraíso de Goiás - Chapada dos Veadeiros (GO). Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 168–185, 2016. DOI: 10.21664/2238-8869.2016v5i1.p168-185. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/1329. Acesso em: 22 dic. 2024.