O/A psicólogo/a está Online: um Mapeamento Sistemático sobre o Uso das RSO
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2024v13i1.p269-290Keywords:
psychology, psychologist, online social networks – RSO, online social mediaAbstract
As Redes Sociais Online (RSO) consitem em um espaço virtual organizado por meio de uma interface própria, a partir da agregação de perfis humanos. Este meio produz uma nova forma de relacionamento entre os indivíduos e o psicólogo está inserido nesse campo, seja como espectador, como produtor de conteúdo ou possuindo outras formas de relacionamento com esse espaço. Objetivos: Realizar um mapeamento da literatura para identificar como se dá o uso das RSO por parte do campo da psicologia, considerando todos os achados até o ano de 2023. Métodos: Realizou-se um mapeamento sistemático de literatura a partir de quatro etapas: (1) definição das questões de pesquisa; (2) execução da pesquisa; (3) extração e síntese dos dados colhidos e (4) análise dos dados. A seleção do material consistiu na extração dos resumos dos 71 estudos selecionados para a criação do corpus textual utilizando o Open Office Writer e no processamento de dados pelo software Iramuteq através da CHD (Classificação Hierárquica Descendente). Resultados: Foi possível identificar que os artigos publicados utilizando a temática das RSO no campo psi começaram a ser apresentados em revistas a partir de 2011. A natureza metodológica dos estudos expõe noções de investigações qualitativa e quantitativa. O corpus textual apresentou 4 classes que indicaram: (1) Apresentação de conteúdos referentes à construção de novos modos de vida e padrões sociais para os indivíduos; (2) Desafios em relação a forma como os indivíduos se relacionam com as RSO e os impactos em suas vidas; (3) Natureza qualitativa dos estudos como predominante; e (4) Estudos realizados no ambiente virtual, com destaque a pandemia de COVID-19. Conclusões: O uso do Mapeamento Sistemático foi satisfatório em seu resultado, permitindo responder todas as questões de pesquisa levantadas, trazendo à tona um panorama geral do uso das RSO pelo campo da psicologia
References
Alberguini A C 2008. A Ciência nos telejornais brasileiros. O papel educativo e a compreensão pública das matérias de CT&I. Teoria & Prática, 4, 111-125.
Azambuja, C. P., & Bichueti, R. S. (2016). Marketing de experiência: estratégias para impulsionar o market share e fortalecer a marca do energético energy. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, 9, 88-106.
Assunção RS, Matos PM 2014. Adolescent Perspectives on Facebook Use: A Qualitative Study. Psicologia Em Estudo 19: 539-547.
Benevenuto F, Almeida JM, Silva AS 2011. Exploring Online Social Networks: From Collection and Analysis of Large Databases to Applications. Sociedade Brasileira De Computação, 22.
Cabral CS, Cavalcanti DS, Barbosa JM, Vasconcelos ACCPD, Vianna RPDT 2020. Insertion of a Virtual Group in the Social Network to Support Exclusive Breastfeeding for Women After Hospital Discharge. Interface-Comunicação, Saúde, Educação 24: 1-17.
Cavalheiro DG. Digital social networks and mental health: current challenges and future perspectives [monograph on the Internet]. Universidade de Caxias do Sul: Repositório Institucional, 2021 [cited 2023 xx x]. available from: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/8494.
Camargo B V, Justo A M 2013. IRAMUTEQ: free software for textual data analysis.Temas em psicologia, 21(2), 513-518.
Ferreira KPM, Oliveira MD, Barbosa RAF, Moura RDA, Delabrida ZNC, Costa ÍM, Melo CDF 2022. Predictors Of Residential Environment Stress During Social Distancing In The Pandemic Caused By The Sars-Cov-2 Virus. Estudos De Psicologia (39): 2-17.
Fonsêca PND, Couto RN, Melo CCDV, Amorim LAG, Pessoa VSA 2018. Use of social networks and loneliness: psychometric evidence of scales. Arquivos Brasileiros De Psicologia 70(3): 198-212.
Girotti, V B D S. Studies on scientific dissemination and virtual social networks: the case of the Behaviorist Bulletin. [doctoral thesis]. Universidade Federal de São Carlos: Repositório institucional, 2020. Available in: ttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13409.
Gomes BLT, Mondo TS 2016. The contribution of social networks in attracting customers from the perception of hotel managers. Revista Brasileira de Marketing 15(2): 195-206.
Gomes ACDC, Pedrosa Filho RBDA, Teixeira LC 2021. Neither See, Nor Look: Visualize! About the Display of Teenagers on Social Media. Ágora (24):91-99.
Guilland R, Klokner SGM, Knapik J, Crocce-Carlotto PA, Ródio-Trevisan KR, Zimath SC, Cruz RM 2022. Prevalence of depression and anxiety symptoms in workers during the COVID-19 pandemic. Trabalho, Educação E Saúde (20): 2-16.
Günther H 2006. Qualitative versus quantitative research: is this the question?
Psicologia: teoria e pesquisa, 22, 201-209.
Hernández-Peña H, Aguirre-Martínez G, Estay-Sepúlveda JG, Lagomarsino-Montoya M, Mansilla-Sepúlveda J, Ganga-Contreras F 2020. The Digital Era from a Humanist Psychology Viewpoint. Revista Costarricense De Psicología 39(1): 35-53.
Jesus Soares S 2019. Pesquisa Científica: Uma Abordagem Sobre O Método Qualitativo. Revista Ciranda 3(1): 1-13.
Kitchenham B A 2012. September). Systematic review in software engineering: where we are and where we should be going. In Proceedings of the 2nd international workshop on Evidential assessment of software technologies (pp. 1-2).
Kolmes K 2012. Social media in the future of professional psychology. Professional Psychology: Research and Practice 43(6), 606 - 612.
Lima NL, Barcelos NS, Berni JT, Casula KA, Ferreira LPM, Figueiredo ERF, Maciel KN, Nunes MCF, Otoni MS 2015. Psychoanalysis, education and virtual social networks: darkening teenagers at school. Estilos Da Clinica 20(3): 421-440.
Lima NL, Castro CFS, Melo CM 2011. Identification in contemporary times: teenagers and social networks. aSEPHallus. 6(12).
Lucena BB, Seixas CM, Ferreira FR 2020. No one is so perfect that they need not be edited: Fetish and the search of the ideal body. Psicologia USP (31): e190113: 1- 9.
Machado NM, Gomide HP, Bernardino HS, Ronzani TM 2019. Facebook Recruitment Of Smokers: Comparing Gain-And Loss-Framed Ads For The Purposes Of An Internet-Based Smoking Cessation Intervention. Cadernos De Saúde Pública (35): 2-13.
Miguel RBP, Arndt GJ, Pires JG 2021. Psychologists and the Use of Media: a Research Report. Psicologia: Ciência E Profissão (41): 1-15.
Neves C, Portugal FT 2011. The public dimension of subjectivity in times of Orkut. Psicologia & Sociedade (23): 15-23.
Nieves-Cuervo GM, Manrique-Hernández EF, Robledo-Colonia AF, Grillo AEK 2021. IInfodemic: false news and mortality trends by COVID-19 in six Latin American countries. Revista Panamericana de Salud Pública (45): e44.
Rocha E, Alves LM 2010. Online Advertising: the power of media and social networks. Fragmentos de Cultura 20(2): 221-230.
Rosa G A M, Santos B R D 2014. Facebook: negotiation of identities and fear of violence. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 66(1), 18-32.
Femandes, S., Nascimento, M., Pereira, A., Melo, E., & Carlos, K. (2020). Relações raciais digitais: um estudo sobre as formas de expressão da intolerância racial no Facebook. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, (38), 79-91.
Rose, N. 2008. Psychology as a social science. Psychology & Society, 20, 155–164. Doi.org/10.1590/S0102-71822008000200002.
Silva CN, Verbicaro C 2016. Participatory Mapping as a Territory Analysis Methodology. Scientia Plena 12(6): 2-12.
Zenha L 2018. Online social networks: what are social networks and how are they organized?. Education Notebook. Caderno de Educação (49): 19-42.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Alanda Maria Ferro Pereira, Sheyla C. S. Fernandes, Mylena Mirele Almeida dos Santos, Jennyfer Amanda Alves da Silva Chagas, Ana Carolina Marinho, Anna Clara Rocha
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This journal offers immediate free access to its content, following the principle that providing free scientific knowledge to the public, we provides greater global democratization of knowledge.
As of the publication in the journal the authors have copyright and publication rights of their articles without restrictions.
The Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science follows the legal precepts of the Creative Commons - Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.