EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A AVALIAÇÃO E O CURRÍCULO
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2012v1i1.p86-94Abstract
A modalidade de educação de jovens e adultos tem como objetivo oferecer a formação escolar a pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos
na faixa etária adequada, proporcionando a escolarização desde a alfabetização e o letramento até a certificação para prosseguimento dos estudos no sistema regular de ensino. Assim, o objetivo deste estudo é analisar as propostas do Ministério da Educação à luz da teoria quanto à avaliação da aprendizagem e ao currículo praticado nesta modalidade de ensino. Destaca-se que a proposta de avaliação para esta
modalidade presente na legislação tem a sua ênfase na certificação por exames de larga escala, podendo-se incluir visitas in loco na escola quando se constata distorções
nas práticas pedagógicas. Cabe análise apurada sobre as finalidades desta legislação e proposições do Ministério da Educação quanto a possíveis contradições neste processo. Considera-se que é bastante pertinente uma análise criteriosa para o que está previsto na legislação e o que vem sendo implantado pelo Ministério da Educação em relação à formação dos jovens e adultos no país.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This journal offers immediate free access to its content, following the principle that providing free scientific knowledge to the public, we provides greater global democratization of knowledge.
As of the publication in the journal the authors have copyright and publication rights of their articles without restrictions.
The Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science follows the legal precepts of the Creative Commons - Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.