Corporalidade e Práticas Corporais em Pesquisas na Educação
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2023v12i1.p265-286Palavras-chave:
corporalidade, corpo brincante, práticas corporais, educaçãoResumo
O artigo em tela objetiva analisar o que revelam (qualitativamente e quantitativamente) as produções acadêmicas publicadas em 10 anos - entre 2012 e 2021 - sobre os termos “práticas corporais e corporalidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que investigou teses, dissertações e artigos científicos identificados e analisados em ambientes virtuais, como a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o Scielo Brasil. O texto revela que as produções encontradas se concentram especialmente nas regiões sul e sudeste do Brasil, apontando a carência de discussões e investigações nas demais regiões do território brasileiro. Além disso, os dados mostram que o índice de publicações sobre o tema foi maior após o ano de 2016 e os trabalhos selecionados para análise utilizaram metodologias diversas, com predominância para o método qualitativo.
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