Análise de Dados da Plataforma UI Green Metric sob a Perspectiva de Índices Socioeconômicos Municipais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2023v12i1.p165-182

Palavras-chave:

comprometimento ambiental, universidades sustentáveis, desenvolvimento local

Resumo

O comprometimento do Brasil em atingir os objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU) reforçou o interesse legítimo de toda a sociedade nas práticas sustentáveis, inclusive no âmbito acadêmico. O aumento da oferta de produtos ambientalmente amigáveis, o interesse das indústrias por soluções mais sustentáveis e a conscientização da população contribuíram para a ampliação da oferta de cursos universitários na área de Ciências Ambientais. O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a posição das instituições de ensino superior brasileiras que participam do ranking UI Green Metric World University Rankings (UIGM) e aspectos socioeconômicos do município em que elas estão inseridas. Utilizou-se dados abertos da plataforma UIGM (infraestrutura, energia, resíduos, água, transporte e educação ambiental), o índice de desenvolvimento sustentável das cidades (IDSC), o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), categoria educação, e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita. Verificou-se que: em 2021 as IES brasileiras representavam 4,2% do total de participantes (26 públicas e 14 privadas); 80% das melhores IES brasileiras no ranking já participavam do programa desde 2011; as análises realizadas não evidenciaram uma relação contundente entre as variáveis investigadas (UIGM-IDSC, UIGM-IDHM, UIGM-PIB per capita). A pesquisa limitou-se a analisar os números e índices gerais referentes ao grupo de participantes do UIGM, não sendo realizados estudos de situações individuais. Para a identificação das causas que resultaram no contraste entre os índices, é necessário um aprofundamento da pesquisa a nível individual, estudando a realidade de cada instituição e sua respectiva cidade.

Referências

ALMEIDA, G. G. F.; SILVEIRA, R. C. E.; ENGEL, V. Coleta e Reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos: Contribuição ao Debate da Sustentabilidade Ambiental. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 12 (2), p. 289–310, mai. 2020.
ARAUJO, C. F.; DE SOUZA, H. G. A Importância socioeconômica das universidades na cidade do Iguatu-CE no periodo de 2008 A 2015. Ciência e Sustentabilidade, v. 2 (1), p. 170, ago. 2016.
ARAÚJO, M. R. M. DE et al. Transporte público coletivo: discutindo acessibilidade, mobilidade e qualidade de vida. Psicologia & Sociedade, v. 23 (3), p. 574–582, dez. 2011.
BARGOS, D.C.; MATIAS, F.F. Áreas verdes urbanas: um estudo de revisão e proposta conceitual. Sociedade Brasileira de Arborização Urbana REVSBAU, Piracicaba –SP, v.6 (3), p.172-188, 2011.
BILOTTA, P.; MORAES, C.M.M.; DORNELLES, P.A.; SAMPAIO, C.A.C. Reúso industrial de efluente na gestão integrada de águas urbanas. Revista Tecnologia & Sociedade, v. 18 (51), 2022a. https://doi.org/10.3895/rts.v18n51.14106
BILOTTA, P.; CARBONE, A.S.; CORBARI, S.D.; DULEBA, W.; CHAVES, J.M.; KNIESS, C.; GRIMM, I.J.; PREGNOLATO, L.A. Environmental science and SDGs: Brazilian and international cases. In: LEAL FILHO, W. SDGs in the Americas and Caribbean Region, Ed. Springer Nature, chapter 27 (1), 2022b.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES, 2022. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/>
EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA - EPE, 2022. Disponível em:
<www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica>
GOEBEL, M. A.; MIURA, M. N. A Universidade como Fator de Desenvolvimento: O Caso do Município de Toledo-PR. Revista Expectativa, [S. l.], v. 3 (1), 2000.
GOMES, M. F.; QUEIROZ, D. R. E. Estudo dos Espaços Livres e Áreas de Lazer na Cidade de Araçatuba-SP. Caminhos de Geografia, v. 18 (61), p. 165–179, mar. 2017.
GOMES, V.F.; FARIA, A.M.M. Consumo de Combustíveis no Brasil e Mato Grosso: Estimativa do Custo Ecológico da Emissão de Gases do Efeito Estufa. Estudos do CEPE, n. 35, 2012. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i35.2214
GRINDSTED, T.S. Sustainable universities - from declarations on sustainability in higher education to national law. Journal of Environmental Economics, v. 2 (2), p. 29-36, 2011.
HABERMANN, M.; MEDEIROS, A. P. P.; GOUVEIA, N. Tráfego veicular como método de avaliação da exposição à poluição atmosférica nas grandes metrópoles. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 14 (1), p. 120–130, mar. 2011.
HERZOG, C. P.; ROSA, L. Z. Infraestrutura Verde: Sustentabilidade e resiliência para a paisagem urbana. Revista LABVERDE, v. 0 (1), p. 92, set. 2010.
IMPERADOR, A. M.; SILVA, M. V. H. Sustentabilidade empresarial: considerações sobre diferentes sistemas de mensuração do desenvolvimento sustentável. HOLOS, v. 3, p. 429-445, set. 2018.
IBGE, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Produto interno bruto (PIB), 2022. Disponível em <www.ibge.gov.br/explica/pib.php>
IPEA, INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. O que é IDH? 2008. Disponível em: <www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2144:catid=28#:~:text=Pa%C3%ADses%20com%20IDH%20at%C3%A9%200%2C499,considerados%20de%20desenvolvimento%20humano%20m%C3%A9dio>
IDSC, ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DAS CIDADES. A evolução das 5.570 idades brasileiras em direção a Agenda 2030 da ONU. 2022. Disponível em: <https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/>
INEP, INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Resumo Técnico do Censo da Educação Superior, 2022. Disponível em <https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2020.pdf>
LAUDER, A.; SARI, R.F.; SUWARTHA, N.; TJAHJONO, G. Critical review of a global campus sustainability ranking: GreenMetric. Journal of Cleaner Production, v. 108, p. 852–863, dez. 2015.
LÔBO, T. P.; NAKABASHI, L. Além do PIB per capita: Ensaio sobre medidas de bem-estar para os estados brasileiros. Revista Brasileira de Economia, v. 74 (3), 2020.
NIKPOUR, M.; POOLADKHAI, R. Review of different architectural strategies for creating sustainable universities. Arts and Design Studies, v.5, p.1-5, 2012.
OLIVEIRA, H.C.; ALFARO, J.F.; GREELEY, R.S.; FERNANDE, V. Boas Práticas de Transferência de Tecnologia: O Caso Estadunidense do Escritório de Transferência de Tecnologia da Universidade da Universidade de Michigan. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, v. 11 (2), p. 150-66, 2022. https://doi.org/10.21664/2238-8869.2022v11i2.p150-166
ONU, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Sustainable Developement Goals, 2015. Disponível em: <https://sdgs.un.org/>
QS TOP UNIVERSITIES. QS World University Rankings 2021, 2022. Disponível em:
<www.topuniversities.com/university-rankings/world-university-rankings/2021>
FONTES, R.F.; GIUDICE, S.D. Impactos socioambientais nas construções de barragens hidrelétricas. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, p. 203–218, set. 2021.
OLEGÁRIO, I.R.; SOUZA, T.A.P.; GOMES, F.F.S. Sustentabilidade Organizacional: Uma Ferramenta de Avaliação. Humanas Sociais & Aplicadas, v. 6 (16), 2016. https://doi.org/10.25242/887661620161034
ROHRICH, S.S.; TAKAHASHI, A.R.W. Sustentabilidade ambiental em Instituições de Ensino Superior, um estudo bibliométrico sobre as publicações nacionais. Gestão & Produção, v. 26 (2), 2019.
ROMERO, M.B. Padrões de referência da sustentabilidade de espaços do campus universitário Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, n. 1, jan. 2003.
SAMPAIO, C. A. C.; PHILIPPI JUNIOR, A. (EDS.). Impacto das ciências ambientais na Agenda 2030 da ONU: Vol. 1. [s.l.] Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados, 2021.
SEVERO, E.; GUIMARÃES, J.C.F.; DELLARMELIN, M.L.; RIBEIRO, R.P. The Influence of Social Networks on Environmental Awareness and the Social Responsibility of Generations. Brazilian Business Review, v. 16 (5), p. 500–518, set. 2019.
SHI, H.; LAI, E. An alternative university sustainability rating framework with a structured criteria tree. Journal of Cleaner Production, v. 61, p. 59–69, dez. 2013.
TERRIN, K.A.P.; BLANCHET, L.A. Direito de energia e sustentabilidade: uma análise dos impactos negativos das usinas hidrelétricas no Brasil. Revista Videre, v. 11 (22), p. 47–63, dez. 2019.
TIMES HIGHER EDUCATION. World University Rankings, 2021. Disponível em: <www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2021/world-ranking>
UIGREEN METRIC. UI GreenMetric World University Rankings: Background ot the Ranking, 2022a. Dispontível em: <https://greenmetric.ui.ac.id/about/welcome>.
UIGREEN METRIC. Methodology, 2022b. Disponível em:
<https://greenmetric.ui.ac.id/about/methodology>.
UIGREEN METRIC. Archive Rankings, 2022c. Disponível em: <https://greenmetric.ui.ac.id/rankings/archive>
UFLA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. Diretorias: Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão – PROPLAG, 2022. Disponível em:
<https://ufla.br/sobre/administracao/diretorias>
VEIDEMANE, A. Education for Sustainable Development in Higher Education Rankings: Challenges and Opportunities for Developing Internationally Comparable Indicators. Sustainability, v. 14, p. 5102, 2022. https://doi.org/10.3390/su14095102.
YUAN, M. Geographical information science for the United Nations’ 2030 agenda for sustainable development. International Journal of Geographical Information Science, v. 35 (1), p. 1–8, jan. 2021.

Downloads

Publicado

2023-04-28

Como Citar

SILVA JUNIOR, Ricardo Cézar Vieira da; BILOTTA, Patricia; MIRANDA, Maria Geralda de; JANISSEK, Paulo Roberto. Análise de Dados da Plataforma UI Green Metric sob a Perspectiva de Índices Socioeconômicos Municipais. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 165–182, 2023. DOI: 10.21664/2238-8869.2023v12i1.p165-182. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/6634. Acesso em: 23 nov. 2024.