Análise da Comunicação Governamental do Ministério da Felicidade do Dubai e Emirados Árabes Unidos no Ano 2017: Análise de Conteúdo com apoio com software WebQDA aos dados recolhidos no Corpus Latente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i3.p423-440

Palavras-chave:

Comunicação Governamental, Desenvolvimento Sustentável, Felicidade Interna Bruta, Ministério da Felicidade

Resumo

A iniciativa inovadora do Governo do Dubai e dos Emirados Árabes Unidos de criar um Ministério da Felicidade vai de encontro das crescentes preocupações de alguns governantes e policy makers no sentido de orientar as suas estratégias e políticas para o bem-estar e felicidade dos cidadãos. O objetivo dos governos do Dubai e dos Emirados Árabes Unidos foi, entre outros, de implementar um Plano Nacional de Felicidade e Positividade. Paralelamente, os governantes pretenderam criar políticas de desenvolvimento sustentável (social e ambiental) de modo a que o bem-estar e a felicidade se apliquem às gerações atuais e futuras. Este estudo faz parte de um estudo alargado sobre o Ministério da Felicidade e sobre a comunicação governamental do mesmo. Neste trabalho, procede-se à análise de notícias publicadas no corpus latente no ano de 2017. O objetivo do trabalho é conhecer os projetos criados, compreender as estratégias de comunicação, quais as ferramentas utilizadas pelo Ministério da Felicidade para dar a conhecer as suas políticas e de que forma consegue transformar um conceito subjetivo em medidas reais. Em termos globais, pretende-se que o trabalho ajude a compreender qual o modelo de comunicação do Ministério da Felicidade e se esse modelo pode ser replicado com sucesso noutros países. Com base nos estudos realizados e na análise de conteúdo das notícias publicadas no período indicado, foi possível extrair como principal conclusão que além do papel informativo, a comunicação do Ministério da Felicidade tem um papel importante na construção de uma imagem positiva do governo.

Biografia do Autor

Diamantino José Teixeira Ribeiro, Universidade Lusófona do Porto, ULP, Portugal.

Doutorado em Economia pela Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Évora, Portugal. Docente na Universidade Lusófona do Porto, Portugal.

António Pedro Costa, Universidade de Aveiro, UA, Portugal.

Doutorado pela Universidade de Aveiro, Portugal. Investigador (CIDTFF), Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Aveiro e Portugal.

Jorge Remondes, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, UTAD, Portugal.

Doutorado em Comunicação pela Universidade de Vigo, Espanha. CETRAD - Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento da UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

RIBEIRO, Diamantino José Teixeira; COSTA, António Pedro; REMONDES, Jorge. Análise da Comunicação Governamental do Ministério da Felicidade do Dubai e Emirados Árabes Unidos no Ano 2017: Análise de Conteúdo com apoio com software WebQDA aos dados recolhidos no Corpus Latente. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 423–440, 2020. DOI: 10.21664/2238-8869.2020v9i3.p423-440. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/4165. Acesso em: 22 dez. 2024.