Uma Ponte Para O Futuro e o Encontro com o Futuro: A Persistente Tensão Entre a Normatividade e o Mundo Vivido Habermasiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2019v8i1.p131-150

Palavras-chave:

Políticas de Educação, Uma Ponte para o Futuro, Teoria do Agir, Comunicativo, Encontro com o Futuro

Resumo

Este artigo traz uma pesquisa qualitativa e teórica com base em análise documental. Adota posição filosófica e sociopolítica a partir do pensamento Habermasiano, com enfoque na Teoria do Agir Comunicativo, relacionando-a ao projeto publicado pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB (2015/2016) intitulado “Uma Ponte para o Futuro” e à recente “Cartilha Encontro com o Futuro” (2018), que em face de seus apontamentos são “hipermetropia[s] diante do presente, um ofuscamento completo do passado e uma visão dupla perante o futuro” (Menezes Jr. & Brzezinski, 2018). Demonstrar-se-á a apreensão existente entre os mundos vivido e de sistemas de Habermas com a normatização de ideais considerados ilegais e ilegítimos, que provocam o retrocesso do sistema de educação brasileiro e a quebra de suas conquistas. Concluir-se-á que as relações dialógicas manipuladoras são perigosas, demonstrando a precariedade das democracias, desigualdades sociais, corrupções e o impedimento do que deveria ser o Estado democrático de direito.

 

Biografia do Autor

Antonio Menezes Junior, PUC Goiás

Doutorado em Ciências da Saúde pela USP - Universidade de São Paulo, Brasil. Doutorado em Educação pela PUC-Goiás, Brasil. Docente Efetivo Adjunto I da Escola de Ciências da Saúde, Farmacêuticas e Biomédicas e Docente efetivo do PPGE (Programa de Pós- graduação Stricto Sensu em Educação) da PUC-Goiás, Brasil. a.menezes.junior@uol.com.br

 

 

Iria Brzezinski, PUC Goiás

Doutorado em Administração Escolar pla USP - Universidade de São Paulo, Brasil. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal. Professora Titular da PUC-Goiás, Brasil. Docente efetiva do PPGE (Programa de Pós Universidade de Aveiro graduação Stricto Sensu em Educação) da PUC-Goiás, Brasil. iriaucg@yahoo.com.br

 

 

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Publicado

2019-02-22

Como Citar

JUNIOR, Antonio Menezes; BRZEZINSKI, Iria. Uma Ponte Para O Futuro e o Encontro com o Futuro: A Persistente Tensão Entre a Normatividade e o Mundo Vivido Habermasiano. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 131–150, 2019. DOI: 10.21664/2238-8869.2019v8i1.p131-150. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/3416. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Investigação Qualitativa