Interdisciplinaridade como Prática: os Desafios de um Laboratório que se Propõe Interdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2021v10i2.p293-308

Palavras-chave:

Socioambiental, Pensamento Crítico, Pesquisa, Ensino, Extensão

Resumo

Pode-se inferir que a interdisciplinaridade está naturalmente associada às questões socioambientais, visto o grau de complexidade dos fatores que transpassam essas temáticas. Acreditando na proposta interdisciplinar, o Laboratório MARéSS é um espaço construído por pessoas com as mais diversas particularidades que se somam no pensar explorador e crítico voltados a ações em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Entendendo-se que a aplicação da interdisciplinaridade é dependente de fortalecimento constante, este artigo tem como objetivo avançar na compreensão sobre os desafios da prática interdisciplinar sob o olhar dos integrantes de um laboratório que se propõe interdisciplinar. Para tal, foi realizada uma pesquisa com estudantes, professores e pesquisadores associados ao Laboratório MARéSS, onde as manifestações foram analisadas por meio da metodologia do discurso do sujeito coletivo. Entre os resultados obtidos neste estudo de caso, foi evidenciado que troca de experiências, incorporação de conhecimentos, desenvolvimento de novas habilidades profissionais, democracia e pluralidade são pontos positivos da prática interdisciplinar do Laboratório, enquanto observou-se dificuldade de inter-relações e falta de consenso como pontos a serem melhorados durante a condução das ações de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, foi salientado que praticamente todas as atividades desenvolvidas permitem a interdisciplinaridade, desde as conversas informais até as reuniões com as equipes. Sobre a atuação profissional, os membros destacaram que a aprendizagem sobre múltiplas áreas de estudo, a cooperação e dedicação conjunta das equipes de trabalho, assim como o pensar menos reducionista contribuem para o avanço profissional dos envolvidos. Para os pesquisadores, concluiu-se que a importância da interdisciplinaridade está em permitir o desenvolvimento de um raciocínio diferente sobre questões socioambientais por permitir a integração de conhecimentos e experiências. Dessa forma, essa análise possibilitou compreender através da narrativa de integrantes do Laboratório MARéSS como estes valorizam e acreditam na interdisciplinaridade.

Biografia do Autor

Tatiana Walter, Universidade Federal do Rio Grande

Desde 2011 é docente do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, onde fez sua graduação. Atua no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus de São Lourenço do Sul e no Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro. Realizou o doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - CPDA/UFRRJ e seu estágio pós-doutoral em Políticas Sociais, na Universidade Estadual Norte Fluminense - UENF. Enquanto pesquisadora, é integrante do Laboratório Interdisciplinar MARéSS - Mapeamento em Ambientes, Resistência, Sociedade e Solidariedade onde desenvolve suas atividades junto aos pescadores e pescadoras artesanais, tendo como referência a Ecologia Política e a Justiça Ambiental.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

VEÇOZZI, Thais Antolini; WALTER, Tatiana. Interdisciplinaridade como Prática: os Desafios de um Laboratório que se Propõe Interdisciplinar. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 293–308, 2021. DOI: 10.21664/2238-8869.2021v10i2.p293-308. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/5531. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Humanidades Ambientais