O Turismo Rural Pedagógico como Estratégia para a Valorização do Patrimônio Cultural e Natural nas Áreas Rurais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2022v11i1.p226-238

Palavras-chave:

novo rural, turismo rural pedagógico, patrimônio cultural, educação ambiental

Resumo

As transformações ocorridas no espaço rural têm contribuído para a configuração de uma nova realidade rural, assinalada pela dinamicidade e diversidade de serviços e novos postos de trabalho. Nesse cenário, novas atividades socioeconômicas começam a surgir, favorecendo a geração de emprego e renda e, concomitantemente, a valorização do patrimônio natural e cultural. É o caso do Turismo Rural Pedagógico, caracterizado por um conjunto de práticas educativas realizadas no âmbito da propriedade rural, que utiliza como recurso didático as atividades agrícolas, a produção agropecuária e os bens naturais e culturais ali existentes. Nesses termos, o presente estudo visa apresentar as contribuições do Turismo Rural Pedagógico enquanto estratégia que favorece a valorização do patrimônio cultural e natural nas áreas rurais. Metodologicamente, utilizou-se como base de análise três estudos científicos desenvolvidos por um conjunto de pesquisadores, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizados na região sul e sudeste do Brasil entre os anos de 2012 e 2015. A análise contemplou quatro experiências distintas: o Roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre (RS); o Projeto Viva Ciranda (Joinville – SC); o Projeto Turismo Rural e Escola - Fazendo Eco (Brasília, DF) e o Roteiro do Turismo Rural Pedagógico do Estado de São Paulo (São Paulo). Os resultados destacam que tal atividade não apenas contribui para a visibilidade e valorização da agricultura e dos espaços rurais, atribuindo-lhes novas funções (educativa, ambiental, social, patrimonial), como também favorece a interação entre campo e cidade, a preservação do meio ambiente e a conservação da cultura rural. Conclui-se assim, que o Turismo Rural Pedagógico emerge como uma alternativa eficaz, cujas potencialidades perpassam por diferentes dimensões, desde a econômica e social, até a ambiental e cultural.

Referências

Araújo, A. B. 2007. Carta internacional do turismo cultural. Adoptada pelo ICOMOS, 12ª Assembleia Geral no México, (1999).
Campos, A. S. P. S. F. de. 2010. Proposta de qualificação ambiental da Quinta Castanheiro da Areia.2010.Dissertação (Mestrado em Engenharia do Ambiente) – Departamento de Ambiente e Ordenamento, Universidade de Aveiro, Aveiro,129 pp.
Caffarelli, J. et al. 2010. Créer une ferme pédagogique: de l’idée à la realization, Educagri.283 pp.
Canavari, M. et al. 2011. Educational farms in the Emilia-Romagna region:their role in food habit education. En: SIDALI, K. L.; SPILLER, A.; SCHULZE, B. (Ed.). (eds.), Food, Agri-Culture and Tourism: Linking local gastronomy and ruralFood, Agri-Culture and Tourism: linking local gastronomy and rural tourism: interdisciplinary perspectives.Springer-Verlag Berlin Heidelberg.73-91 pp. Available from: http://www.springer.com/cda/content/document/cda_downloaddocument/9783642113604-c1.pdf?SGWID=0-0-45-1068345-p173960003
Candiotto, L. Z. P. 2009. Aspectos históricos e conceituais da multifuncionalidade da agricultura. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 19., São Paulo. Anais eletrônicos...São Paulo.1-16 pp. Available from: http://www.geografia.fflch.usp.br/inferior/laboratorios/agraria/Anais%20XIXENGA/artigos/Candiotto_LZP.pdf
Carvalho, P. 2003. Património e (re) descoberta dos territórios rurais. Boletim Goiano de Geografia. V.23(2), 173- 196 pp.
D’Agostinho, L. 2008.Il profilo e lecaratteristichedi una Fattoria Didattica. In: ARPA Sicilia. La rete delle Aziende e delle Fattorie Didattiche in Sicilia 2: la documentazione dell’esperienza. [S.l.]. 23-26 pp. Available from: http://www.arpa.sicilia.it/UploadDocs/1369_Fattorie_Didattiche.pdf
Froehlich, J. M. 2002. Rural e Natureza: a construção social do rural contemporâneo na região central do Rio Grande do Sul. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 226 pp.
Fucks, P. M. 2005.Turismo, agricultura e patrimônio: São Lourenço do Sul (RS). Facos/UFSM, Santa Maria, (Série Dissertações em Turismo Rural, n. 5).
Gurrieri C. 2008. Scuola in Fattoria: dal produttore al consumatore verso un consumo consapevole. In: La rete delle Aziende e delleFattorieDidattiche in Sicilia. La documentazione dell’esperienza. V. 2. Regione Sicilia/Arpa, 17-19 pp. Available from: http://www.arpa.sicilia.it/ UploadDocs/1369_Fattorie_Didattiche.pdf
Hinrichs, C. et al. 2008. Growing the links between farms and schools: a how-to guidebook for Pennsylvania farmers.Center for Rural Pennsylvania. Available from: http://www.farmtoschool.org/files/publications189.pdf
Klein, A. L. 2012. A função educativa das propriedades rurais e o turismo rural pedagógico: duas experiências na região Sul do Brasil. 170 pp. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Ciências Econômicas, Porto Alegre.
Klein, A.; Troian, A.; Souza, M. 2011. O turismo rural pedagógico e a educação ambiental: as ações pedagógicas desenvolvidas na fazenda quinta da estância grande Viamão (RS). Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 27,107-121 pp. Available from: http://www.remea.furg.br/edicoes/vol27/art8v27.pdf.
Klein et al., 2014. O turismo rural pedagógico sob o viés da multifuncionalidade da agricultura: análise a partir de três experiências desenvolvidas nos estados de Santa Catarina, Distrito Federal e São Paulo: relatório final de pesquisa. Série Pesquisas locais em desenvolvimento, v. 3, FACOS- UFSM, Santa Maria.
Jolly, L. et al. 2004. The Farm as a Pedagogical Resource: background for and evaluation of the co-operation between agriculture and primary school in the county of Nord-Trondelag, Norway. IN: SIXTH EUROPEAN IFSA SYMPOSIUM, Portugal. Proceedings of the Sixth European IFSA Symposium: Farming and Rural Systems – Research and Extension. Vila Real, UTAD, Portugal. 497-507 pp. Available from: http://ifsa.boku.ac.at/cms/fileadmin/Proceeding2004/2004_WS4_22_Jolly.pdf
Losch, B. 2004. Debating the multifuncionality of agriculture: From Trade Negotiations to Development Policies by the South. Journal of Agrarian Change, v. 4, n. 3. 336-360 pp. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1471-0366.2004.00082.
Nasolini, T. 2005.Educareall’ambiente e all’alimentazione. In: BERTOLINI, S. (Ed.).Quaderni INFEA, v. 4, Nuovi educatori ambientali/2-Esperienzeseminarialinel Master in Educazione ambientale. Bologna: Regione Emilia-Romagna. Available from: http://www.ermesambiente.it/wcm/infea/sezioni_laterali/formazione/master_in_ea/Master_EA/master_ea/infean4.pdf.
Napoli, L. 2006.A new reality for italian rural areas: Educational farms. Universityof Salerno: Italy. Available from: http://www.openstarts.units.it/dspace/bitstream/10077/865/1/f4napoli.pdf.
Ohe, Y. 2009. Educational function of agriculture and farm diversification: evidence from dairy Farming experience services in Japan. International Association of Agricultural Economists Conference, Beijing, China. Available from: http://ageconsearch.umn.edu/handle/51557.
Pendezza, S. 2014. Le fattorie didattiche e l’agrinido: l’offerta educative sostenibile. In: Cittadini in crescita. Centro nazionale di documentazione e analisi per l’infanzia e l’adolescenza, Nuova serie, 2. 33-43 pp. Available from: http://www.minori.it/sites/default/fi les/cittadini_in_crescita_2_2014.pd
Perondi, M. A. 2004. Agricultura como fronteira entre sociedade e natureza: novos atributos à multifuncionalidade. Campinas: II Encontro Anual da ANPPAS,
Riccioli, G. 2008.La funzione educativa dele fattorie didattiche e la scuola. In: ARPA Sicilia. La rete delle Aziende e delle Fattorie Didattiche in Sicilia 2:la documentazione dell’esperienza. [S.l.]. Disponível em: https://www.arpa.sicilia.it/UploadDocs/1369_Fattorie_Didattiche.pdf
Risku-Norja, H.; Korpela, E. 2009. School goes to the farm: conceptualisation of rural-based sustainability education. European Science Education Research Association (ESERA). Conference Istanbul, Turquia. Available from: <https://portal.mtt.fi/.../FarmsSchools/.../ESERA_31.8-4.9.09.pdf.
Rodrigues, M, C. 2011. Pedagogias do turismo rural e patrimonialização da natureza: uma análise cultural dos caminhos rurais de Porto Alegre. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação), ULBRA, Canoas.
Rossetto, R.; Sambin, M. 2013. Fattorie didattiche in Veneto. Editoriale Veneto Agricoltura Azienda Regionale per i Settori Agricolo, Forestale e Agroalimentare. Available from: http://www.venetoagricoltura.org/upload/Fattorie%20didattiche%20in%20Veneto/pubblicazione%20Fattorie%20Didattiche.pdf.
Sabourin E. 2008.Multifuncionalidade da agricultura e manejo de recursos naturais: alternativas a partir do caso do semi-árido brasileiro. Tempo da Ciência (15) 29, 9-27 pp. Available from: http://www.200.201.8.27/index.php/tempodaciencia/article/download/1967/1553
Silva, M. A. 2015. A prática do turismo rural pedagógico: aspectos motivacionais e impressões dos benefícios para as famílias e comunidades rurais. 123 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Silva, J. G. da. 2002. O novo rural Brasileiro. 2. ed. Revista Campinas: Unicamp, IE, São Paulo. (Coleção Pesquisas, 1).
Teixeira, A. R.; Wandscheer, E. A. R.; Souza, M. 2005. A Multifuncionalidade da agricultura e a contribuição pedagógica do turismo rural. Extensão Rural (Santa Maria), v. 12, 129-140 pp.
Wanderley, M. N. B. 2000.A emergência de uma nova ruralidade nas sociedades modernas avançadas – o “rural” como espaço singular e ator coletivo. Editora da UFRRJ, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2022-04-29

Como Citar

ELESBÃO, Ivo; KLEIN, Angela Luciane; DE SOUZA, Marcelino. O Turismo Rural Pedagógico como Estratégia para a Valorização do Patrimônio Cultural e Natural nas Áreas Rurais. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 226–238, 2022. DOI: 10.21664/2238-8869.2022v11i1.p226-238. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/4514. Acesso em: 26 abr. 2024.