Intervenção Psicoeducativa em DST para Adolescentes Jovens
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2014v3i3.p215-228Resumo
O objetivo deste trabalho foi elaborar uma estratégia de intervenção psicoeducativa para a prevenção das DSTs e gravidez não planejada para adolescentes jovens. A população do estudo foi constituída por participantes de 15 a 20 anos, matriculados em escolas públicas e privada de ensino médio da cidade de João Pessoa. Foi construída uma intervenção psicoeducativa, com base na Teoria da Vulnerabilidade e do Comportamento Planejado. A intervenção resultou em três encontros em dias consecutivos no qual foi discutida a iniciação sexual, as ideologias de gênero, negociação e benefícios do uso do preservativo. Para análise dos resultados foram gravados os 15 minutos finais de cada dia, no qual foi discutida a percepção dos participantes sobre a intervenção e analisados por categorização temática. Os dados demonstraram a adequação da intervenção para o público adolescente.
Palavras-Chave: Intervenção; Adolescência; Teoria da vulnerabilidade; Teoria do comportamento Planejado.
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