Práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos: Concepções e práticas de professores no ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2014v3i3.p48-61Resumo
O estudo foi desenvolvido com a finalidade de investigar a prática pedagógica de professores de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA). De abordagem qualitativa, utilizou-se para a obtenção de dados, entrevistas gravadas semiestruturadas que, posteriormente, foram analisadas através da Análise Textual Discursiva. Constatou-se que o planejamento dos professores é por meio do livro didático do ensino regular e centra-se em conteúdos conceituais. Os professores utilizam várias estratégias de ensino, como filmes, visitas a museus, experimentos e trabalhos em grupo, mas predominam as aulas expositivas...
Palavras-Chave: Prática Pedagógica, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Ciências.
Referências
Becker F 2001. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed. 121 p.
Bogdan R, Biklen S 2010. Investigação qualitativa: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 336 p.
Borghi IS 2007. Formação de educadores da EJA: inquietações e perspectivas. Diálogos possíveis, v.3, n 14. p. 225 -238. julho/dezembro 2007. Disponível em. <http://www.fsba.edu. BR/dialogospossiveis>. Acesso em: 25 mai. 2012.
Brasil - Guia de livros didáticos: PNLD EJA / Ministério da Educação. – Brasília: MEC; SECAD, 2010. Disponível em: <http://pnld.mec.gov.br/download/GuiaPNLD-EJA2011_NET.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2011.
Brasil - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Senado federal, 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/lei9394.pdf>. Acesso em: 9 ago. 2011.
Brasil. Ministério da Educação. Ciências Naturais na Educação de Jovens e Adultos. Brasília, vol. 3, MEC / SEF / COEJA, 2002, 131p. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br/index.php? Itemid=&gid=657&option. Acesso em: 18 ago. 2011.
Cavalcanti RA 1999. Andragogia: A aprendizagem nos adultos. Rev. De Clínica Cirúrgica da Paraíba, n.6, p. 78-90, Jul. 1999. Disponível em: < http://www.ccs.ufpb.br/depcir/andrag.html>. Acesso em: 27 mai. 2011.
Coutinho AC 2006. Práticas e eventos de letramento de jovens e adultos. In: Alfabetização Solidária e Instituto Unibanco (Org.). Prêmio Instituto Unibanco de educação de jovens e adultos. São Paulo: Unimarco.
Freitas ET, Aguiar O 2010. Atividades de elaboração conceitual por estudantes na sala de aula de física na EJA. Ensaio, Belo Horizonte. v.12, n.01, p.43-62, jan/abr 2010. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/258/368>. Acesso em: 02 set. 2011.
Güntzel MR 2008. A Importância da Problematização no Conhecer e no Saber em Ciências. In: Aprender em rede na Educação em Ciências, M. C. Galiazzi et al., Ijuí: Editora Unijuí.
Haddad S 2000. Estado da Arte das Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Ação Educativa: São Paulo.
Lima VR, Paaz A 2006. Reflexões sobre o Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Ciências e Letras, Porto Alegre, n 40. p. 124-139, jul/dez. 2006. Disponível em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras/publicacao.htm>. Acesso em: 07 ago. 2012.
Lüdke M, André MED 1986. A Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.
Luft, HM 2004. Educação de jovens e adultos: desafios, perspectivas e a inclusão social. IN: FARENZENA, Rosana. Coronetti (Org.) Educação de jovens e adultos: movimento político-pedagógico. Passo Fundo: UPF.
Moraes R, Galiazzi MC 2011. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí.
Moura T M 2007. Alfabetização e letramento na formação de alfabetizadores de jovens e adultos. IN: MOURA, Tania Maria de Melo (Org.). A formação de professores para EJA: dilemas atuais. Belo Horizonte: Autêntica.
Oliveira ML 2010. O Papel da Experimentação no Ensino pela Pesquisa em Física. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Passos L., Massena E, Santos I.; Ramos L. Costa V. 2009. Análise das pesquisas sobre EJA nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências. Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas - Universidade Estadual de Santa Cruz. Atas do VIII Encontro nacional de Pesquisa em Ciências. Campinas – SP.
Romanatto MC 2000. Educação continuada no ensino de matemática. In: MARIN, Alda Junqueira (Org.). Educação continuada: reflexões, alternativas. São Paulo: Papirus.
Stake R 2011. Pesquisa Qualitativa. Estudando como as coisas funcionam, Porto Alegre: Penso.
Tenreiro-Vieira C 2004. Formação em pensamento crítico de professores de ciências: impacte nas práticas de sala de aula e no nível de pensamento crítico dos alunos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vol. 3, Nº 3, 228-256.
Thomazi AR, Asinelli TM 2009. Prática docente: considerações sobre o planejamento das atividades pedagógicas. Educar, Curitiba, n. 35, p. 181-195, 2009. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/er/n35/n35a14.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2011.
Vieira RM 2003. Formação Continuada de Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico Para uma Educação em Ciências com Orientação CTS/PC- dissertação. Departamento de Didática e Tecnologia Educativa. Universidade de Aveiro.
Vieira RM, Tenreiro-Vieira C 2005. Estratégias de ensino / aprendizagem: O questionamento promotor do pensamento crítico. Lisboa: Editorial do Instituto Piaget.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.