Práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos: Concepções e práticas de professores no ensino de Ciências

Autores

  • Karen Martins Limberger Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Valderez Marina do Rosário Lima Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Renata Medina Silva Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2014v3i3.p48-61

Resumo

O estudo foi desenvolvido com a finalidade de investigar a prática pedagógica de professores de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA). De abordagem qualitativa, utilizou-se para a obtenção de dados, entrevistas gravadas semiestruturadas que, posteriormente, foram analisadas através da Análise Textual Discursiva. Constatou-se que o planejamento dos professores é por meio do livro didático do ensino regular e centra-se em conteúdos conceituais. Os professores utilizam várias estratégias de ensino, como filmes, visitas a museus, experimentos e trabalhos em grupo, mas predominam as aulas expositivas...

Palavras-Chave: Prática Pedagógica, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Karen Martins Limberger, Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Valderez Marina do Rosário Lima, Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Educação pela PUC. Docente da PUC/RS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e Supervisora Acadêmico-Pedagógica da Pró- Reitoria de Graduação da PUCRS.

Renata Medina Silva, Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Microbiologia pela USP. Professora da Faculdade de Biociências da PUCRS. Coordenadora do departamento de Biodiversidade e Ecologia da PUCRS.

Referências

Alves I, Gessinger RM, Lima VMR, Borges RMR 2009. A importância dos projetos de Ciências para a aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2009, Paraná.
Becker F 2001. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed. 121 p.
Bogdan R, Biklen S 2010. Investigação qualitativa: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 336 p.
Borghi IS 2007. Formação de educadores da EJA: inquietações e perspectivas. Diálogos possíveis, v.3, n 14. p. 225 -238. julho/dezembro 2007. Disponível em. <http://www.fsba.edu. BR/dialogospossiveis>. Acesso em: 25 mai. 2012.
Brasil - Guia de livros didáticos: PNLD EJA / Ministério da Educação. – Brasília: MEC; SECAD, 2010. Disponível em: <http://pnld.mec.gov.br/download/GuiaPNLD-EJA2011_NET.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2011.
Brasil - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Senado federal, 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/lei9394.pdf>. Acesso em: 9 ago. 2011.
Brasil. Ministério da Educação. Ciências Naturais na Educação de Jovens e Adultos. Brasília, vol. 3, MEC / SEF / COEJA, 2002, 131p. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br/index.php? Itemid=&gid=657&option. Acesso em: 18 ago. 2011.
Cavalcanti RA 1999. Andragogia: A aprendizagem nos adultos. Rev. De Clínica Cirúrgica da Paraíba, n.6, p. 78-90, Jul. 1999. Disponível em: < http://www.ccs.ufpb.br/depcir/andrag.html>. Acesso em: 27 mai. 2011.
Coutinho AC 2006. Práticas e eventos de letramento de jovens e adultos. In: Alfabetização Solidária e Instituto Unibanco (Org.). Prêmio Instituto Unibanco de educação de jovens e adultos. São Paulo: Unimarco.
Freitas ET, Aguiar O 2010. Atividades de elaboração conceitual por estudantes na sala de aula de física na EJA. Ensaio, Belo Horizonte. v.12, n.01, p.43-62, jan/abr 2010. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/258/368>. Acesso em: 02 set. 2011.
Güntzel MR 2008. A Importância da Problematização no Conhecer e no Saber em Ciências. In: Aprender em rede na Educação em Ciências, M. C. Galiazzi et al., Ijuí: Editora Unijuí.
Haddad S 2000. Estado da Arte das Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Ação Educativa: São Paulo.
Lima VR, Paaz A 2006. Reflexões sobre o Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Ciências e Letras, Porto Alegre, n 40. p. 124-139, jul/dez. 2006. Disponível em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras/publicacao.htm>. Acesso em: 07 ago. 2012.
Lüdke M, André MED 1986. A Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.
Luft, HM 2004. Educação de jovens e adultos: desafios, perspectivas e a inclusão social. IN: FARENZENA, Rosana. Coronetti (Org.) Educação de jovens e adultos: movimento político-pedagógico. Passo Fundo: UPF.
Moraes R, Galiazzi MC 2011. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí.
Moura T M 2007. Alfabetização e letramento na formação de alfabetizadores de jovens e adultos. IN: MOURA, Tania Maria de Melo (Org.). A formação de professores para EJA: dilemas atuais. Belo Horizonte: Autêntica.
Oliveira ML 2010. O Papel da Experimentação no Ensino pela Pesquisa em Física. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Passos L., Massena E, Santos I.; Ramos L. Costa V. 2009. Análise das pesquisas sobre EJA nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências. Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas - Universidade Estadual de Santa Cruz. Atas do VIII Encontro nacional de Pesquisa em Ciências. Campinas – SP.
Romanatto MC 2000. Educação continuada no ensino de matemática. In: MARIN, Alda Junqueira (Org.). Educação continuada: reflexões, alternativas. São Paulo: Papirus.
Stake R 2011. Pesquisa Qualitativa. Estudando como as coisas funcionam, Porto Alegre: Penso.
Tenreiro-Vieira C 2004. Formação em pensamento crítico de professores de ciências: impacte nas práticas de sala de aula e no nível de pensamento crítico dos alunos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vol. 3, Nº 3, 228-256.
Thomazi AR, Asinelli TM 2009. Prática docente: considerações sobre o planejamento das atividades pedagógicas. Educar, Curitiba, n. 35, p. 181-195, 2009. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/er/n35/n35a14.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2011.
Vieira RM 2003. Formação Continuada de Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico Para uma Educação em Ciências com Orientação CTS/PC- dissertação. Departamento de Didática e Tecnologia Educativa. Universidade de Aveiro.
Vieira RM, Tenreiro-Vieira C 2005. Estratégias de ensino / aprendizagem: O questionamento promotor do pensamento crítico. Lisboa: Editorial do Instituto Piaget.

Publicado

2014-11-27

Como Citar

LIMBERGER, Karen Martins; LIMA, Valderez Marina do Rosário; SILVA, Renata Medina. Práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos: Concepções e práticas de professores no ensino de Ciências. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 48–61, 2014. DOI: 10.21664/2238-8869.2014v3i3.p48-61. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/906. Acesso em: 22 dez. 2024.