Innovación en las Universida des Brasileñas y Políticas Públicas para la Educación en Línea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2024v13i3.p204-218

Palavras-chave:

innovación, educación superior, educación en línea, políticas públicas en educación, Brasil

Resumo

This article addresses the justification for a new regulation of Online Education (EL) in Brazil, an urgent and necessary need; therefore, the objective of the study is to critically reflect on the need for a new public policy for Brazilian higher education in the distance modality, considering its contribution to the innovation of Brazilian universities.A metodologia empregada é de natureza qualitativa e quantitativa (quali-quanti), englobando a revisão da literatura sobre o panorama brasileiro, bem como a análise documental do Ministério da Educação, especialmente os dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).  Outra ferramenta para a coleta de dados é o diário de campo. Os resultados indicam o fenômeno da democratização do acesso à educação superior através da modalidade a distância, que se populariza cada vez mais por todo o Brasil. A Educação a Distância desempenha um papel singular na democratização da educação brasileira, pois alcança lugares onde as universidades presenciais não chegaram. Ademais, facilita a inclusão e permanência de estudantes que enfrentam restrições de horários fixos para estudar, além das barreiras geográficas e econômicas. A importância de uma nova política pública, para a educação superior brasileira, na modalidade a distância, será um mecanismo para garantir sua qualidade na oferta e, como consequência, contribuirá para a inovação das universidades brasileiras, formando pessoas competentes para a vida e o mercado.

Biografia do Autor

Henrique Sartori de Almeida Prado, Professor. Conselheiro Nacional de Educação (CNE), Brasil.

Professor. Conselheiro Nacional de Educação (CNE), Brasil.

hsartori@gmail.com

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Publicado

2024-11-07

Como Citar

FOSSATTI, Paulo; PRADO, Henrique Sartori de Almeida; GANGA-CONTRERAS, Francisco Anibal. Innovación en las Universida des Brasileñas y Políticas Públicas para la Educación en Línea. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 204–218, 2024. DOI: 10.21664/2238-8869.2024v13i3.p204-218. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/7592. Acesso em: 23 nov. 2024.