Universidade e Território: Aproximações por Meio da Investigação-Ação-Participativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2024v13i3.p62-77

Palavras-chave:

IAP, universidade, território

Resumo

O diálogo de saberes- fazeres, considerando a perspectiva decolonial, tem nos auxiliado em leituras de território que perpassam relações sociais, culturais e ambientais. Esse movimento  acontece a partir das coexistências espaço-temporais, bem como perpassa debates epistêmicos e conceituais acerca da descolonização do conhecimento, voltado para a ressignificação das formas de aprender-pesquisar-fazer-ensinar, ciências ‘outras’ e populares. Esse movimento busca reforçar relações universidade-território, com mais proximidade e contextualizadas com o lugar. O que requer a tessitura de movimentos em redes de sentir e pensar o mundo, considerando as diferenças,  lugares, sujeitos, naturezas  e territórios. Desse modo, no presente texto, buscamos refletir sobre a Investigação-Ação-Participativa (IAP), como caminho de coprodução de saberes-fazeres socioambientais, na relação universidade-território, tendo como base nossa práxis territorial no Centro de Integração Madre Maria Domênica, em Francisco Beltrão, Paraná, Brasil. Para tanto, dividimos nossa reflexão em dois momentos, primeiro abordamos a metodologia IAP, buscando evidenciar os princípios fundamentais, fases, níveis e regras  orientados pela obra de Orlando Fals Borda. E no segundo momento, buscamos refletir sobre algumas impressões acerca da coprodução de conhecimentos realizada no lugar e com os sujeitos. Assim, entre as principais aprendizagens estão a importância da inserção social com compromisso político, o que fortalece a relação sujeito-sujeito, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas com enraizamento territorial, e a importância de pesquisas participativas para a transformação social local.

Referências

Boacik, D. et al. 2020. Pluriverso e Interculturalidade: Uma construção de diálogos além das fronteiras. Revista Integración y conocimiento, 1 (2), p.190-208.

Castro-Gómez S 2015. Descolonizar la universidad. La hibridus del punto cero y el diálogo de saberes. In: PALERMO, Z et al. Des/decolonizar la universidad. Del Signo (El desprendimento), Cuidad Autónoma de Buenos Aires, p. 69-84.

Cataño, G 2008. Orlando Fals Borda sociólogo del compromisso, Revista de economia institucional, Colômbia, (10) 19, p. 79-98.

Cichoski P 2021. A interdiciplinaridade na pesquisa e na ação participativa: contribuições de Orlando Fals Borda. Consequência, Rio de Janeiro, p.121.

Cichoski P e Rubin-Oliveira M 2022. Universidade, território e participação social. Revista Campo-Território, Uberlândia, (17) 45, p. 24–53. DOI: 10.14393/RCT174502. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/66003. Acesso em: 18 dez. 2023.

Diaz Esteves, Victor Adrián (2009). Lo popular no-Rating: Soberania de la comunicacion popular en América Latina. Perspectivas de la comunicación, V.2. N. 1, p. 75-89.

Diaz Esteves, Victor Adrián E Hlousek Astudillo, Rodolfo (2020). Sembranzas y discursos de agrupuaciones culturales con base territoriales de la Araucanía. Buenos Aires/Los Angéles: Argus-A, p.n/s.

Escobar, Arturo (2016). Sentipensar con la Tierra: Las Luchas Territoriales y la Dimensión Ontológica de las Epistemologías del Sur. Revista de Antropología Iberoamericana, V 11, N 1, p. 11 – 32.

Fals Borda O 2006 [1981]. Aspectos teóricos da pesquisa participante: considerações sobre o significado e o papel da ciência na participação popular. In: Brandão C. Pesquisa Participante. Brasiliense, São Paulo, p. 42-62.

Fals Borda O 1984. História Doble de la Costa. Carlos Valencia Editores, Bogotá, p. s/n.

Fals Borda O 2008 [1999]. Orígenes universales y retos actuales de la IAP (Investigación Acción Participativa). Peripecias, (1) 110, p.1-14. https://revistas.unal.edu.co/index.php/anpol/article/view/7928 3

Fals Borda, Orlando (2012 [1986]). Primera lección: saber interactuar y organizar-se. In: Herrara Farfán, N y Lopéz Gusmán, L. (Org). Ciencia, compromiso y cambio social, Buenos Aires, p. 123-141.

Fals Borda, Orlando (2013 [2007]) .Hacia el socialismo raizal y otros escritos. In: Orlando Fals Borda – Socialismo raizal y el ordenamiento territorial. Bogotá: Ed. Desde Abajo, p. 35-136.

Fals Borda, Orlando (2014 [1997]). El problema de como investigar la realidad para transformala por la praxis. In: Herrara Farfán, N y Lopéz Gusmán, L. (Org). Ciencia, compromiso y cambio social. Buenos Aires, p. 213 -239.

Fals Borda, Orlando (2015 [1998]). Experiencias teórico-prácticas. In: Una sociología sentipensante para América Latina. Cidade do México: Siglo veintiuno, Clacso, p. 303-366.

Lander E 2005. Ciencias sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: Lander E. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Colección Sur, CLACSO, Ciudad Autônoma de Buenos Aires, Argentina, p. 8-23.

Leff, Enrique (2021). Ecologia Política: da desconstrução do capital à territorialização da vida. São Paulo: Editora da Unicamp, p.s/n.

Mansilla Quiñones P 2018. Geografías del no ser: La zona roja del conflicto mapuche como negación de las ontologías territoriales. In: Núñez, A, Aliste, E Molina, R . (Las) Otras Geografías en Chile: Perspectivas sociales y enfoques críticos. Chile, p. 277- 294.

Mignolo W 2015. El fin de la universidad tal como la conocemos: foros mundiales hacia futuros comunales y horizontes descoloniales de vida. In: PALERMO, Z et al. Des/decolonizar la universidad. Del Signo (El desprendimento), Cuidad Autónoma de Buenos Aires, p. 85-102.

Mignolo W 2017. Desafios decoloniais hoje. Epistemologias do sul, Foz do Iguaçu/PR, (1) 1, p. 12-32.

Mota Neto J 2016. Por uma pedagogia decolonial na América Latina: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda. CRV, Curitiba, pp.382.

Nates-Crus B 2009. Desterritorialización, centro-periferia, lugar/no-lugar reflexiones desde la antropología del territorio. In: Almeida M G e Nates Cruz, B. Território e Cultura: Inclusão e exclusão nas dinâmicas socioespaciais. Universidade Federal de Goias/ FUNAPE; Manizales: Universidade de Caldas, p. 26-41.

Raynaut C 2011. Interdisciplinaridade: mundo contemporâneo, complexidade e desafios à produção e à aplicação de conhecimentos. In: Philippi Jr. A e Silva Neto, A. Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação. Manole, Barueri-SP, p. 69-105.

Rubin-Oliveria M e Dal Pai Franco M E 2015. Produção de conhecimento interdisciplinar: contextos e pretextos em programas de Pós-Graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, (12) 27, p. 15-35.

Saquet, Marcos (2017). Consciência de classe e de lugar, práxis e desenvolvimento territorial. Editora Consequência, Rio de Janeiro, pp.262.

Saquet, Marcos (2019). Saber popular, práxis territoriais e contra-hegemonia. Rio de Janeiro: Editora Consequência, pp. 141.

Saquet, Marcos (2022). Singularidades: um manifesto a favor da ciência territorial popular feita na práxis descolonial e contra hegemônica. Rio de Janeiro: Editora Consequência, pp.159.

Svampa M 2019. Las fronteras del neoestractivismo en América Latina: conflictos socioambientales, giro ecoterritorial y nuevas dependencias. Elefante, São Paulo, pp. 191.

Toro Perez C 2020. Prólogo. Eco-feminismo(s), Geo-hidrografías, Producción y Lucha por los comunes. Alternativas (para re-existir) al Desarrollo (desde Abya/ Yala) en un mundo en crisis. In: Roca-Servat D e Perdomo-Sánchez J. La Lucha por Los comunes y Las alternativas al desarrollo frente al extractivismo miradas desde la ecología(s) política(s) latinoamericanas. CLACSO, Buenos Aires, p. 15-25.

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

CICHOSKI, Pamela; RUBIN-OLIVEIRA , Marlize. Universidade e Território: Aproximações por Meio da Investigação-Ação-Participativa. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 62–77, 2024. DOI: 10.21664/2238-8869.2024v13i3.p62-77. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/7557. Acesso em: 23 nov. 2024.