Propostas de Fontes para Mirar os Rios na Perspectiva da História Ambiental: O caso dos rios Parnaíba e São Francisco
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2013v2i1.p43-54Resumo
Há uma pluralidade de fontes de natureza técnica, literária e historiográfica. Minha pretensão aqui é apresentar e discutir as diferentes fontes condizentes com as abordagens da História Social e Ambiental, para mirar os rios tendo como exemplo desse cenário os rios Parnaíba e São Francisco objetos da pesquisa que desenvolvo no Programa Nacional de Pós-Doutorado. As “cidades-beira” pela importância que assumem ao longo dos rios se destacam como fontes privilegiadas e imprescindíveis. Destarte busco compreender as influências que ambos os rios e a navegação em fase promissora em seus dorsos exerceu na vida cotidiana urbana, política e administrativa das/nas cidades
que lhes margeiam.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.