Ações do Programa de Gestão Ambiental nas Empresas na Pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2023v12i2.p77-88Palavras-chave:
pandemia, Covid-19, formação cidadã, negacionismo científicoResumo
O surgimento do novo Coronavírus proporcionou uma série de reflexões diante de diferentes temáticas concernentes à sociedade, uma vez que os mais variados aspectos foram severamente afetados, tais como a economia, educação, saúde física, mental e psicológica. Nesse sentido, o Programa de Gestão Ambiental nas Empresas – PGAMEM propôs a realização de seminários temáticos com o objetivo de promover discussões acerca da conscientização da comunidade acadêmica diante das circunstâncias criadas pela COVID-19, onde professores e alunos vinculados ao programa discutiram temas voltados a crise financeira, a desigualdade social, saúde mental, ensino remoto emergencial, entre outros temas, buscando promover uma formação crítica em cima de qualquer vínculo direto ligado ao negacionismo científico. O PGAMEM faz parte dos programas de extenção vinculados a Universidade Estadual da Paraíba, atuando deste 2008 ao discutir temáticas voltadas para a educação ambiental em escolas e grandes empresas da região de Campina Grande. Deste modo, os resultados desta pesquisa foram obtidos a partir de uma análise qualitativa com base nos dados recebidos por meio da aplicação de questionários por meio do Google Formulários na medida em que os seminários foram realizados. Logo, foi possível perceber a necessidade em se discutir essas temáticas, como meio de conscientizar o público alvo desta pesquisa. Portanto, a pesquisa concluiu seus estudos com satisfação em resultados ao garantir que os participantes conquistassem conhecimento diante da pandemia enfrentada.
Referências
Bacich L, Neto ATN, Trevisani FM 2017. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso.
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388. Acesso em: 11 mai. 2021.
Carvalho PMM, Moreira MM, Oliveira MNA, Landim JMM, Rolim Neto ML 2020. The psychiatric impact of the novel coronavirus outbreak. Psychiatry Research, 286, 112902. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112902.
Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Pesquisa TIC Educação 2018. Recuperado de https://cetic.br/pt.
Gil AC 1999. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas.
Jezine E 2004 As práticas Curriculares e a Extensão Universitária. Anais do 2° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte.
Lana RM 2020. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 3, e00019620.
Lima NT, Buss PM, Paes-Sousa, R 2020. A pandemia de COVID-19: uma crise sanitária e humanitária. Cafajeste. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 7, e00177020 http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00177020.
Leite BS 2018. Aprendizagem tecnológica ativa. Revista Internacional do Ensino Superior, v. 4, n. 3.
Leite BS 2020. Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de química: análise das publicações por meio do corpus latente na internet. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, p. e020003, 2020.
Manchur J, Suriani ALA, Cunha MC 2013. A contribuição de projetos de exten¬são na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Revista Conexão - UEPG, v. 9, n. 02,
Monteiro A, Moreira JA, Almeida C 2012. Educação online: Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Santo Tirso: De Facto Editores.
Moreira JA 2012. Novos cenários e modelos de aprendizagem construtivistas em plataformas digitais, In: Monteiro A, Moreira JA, Almeida AC (Orgs.). Educação Online: Pedagogia e Aprendizagem em Plataformas Digitais. Santo Tirso: De Facto Editores, p. 29-46.
Moreira JA 2018. Modelos pedagógicos virtuais no contexto das tecnologias digitais. In: Mill D, Santiago G, Santos M, Pino D (Eds.) Educação a Distância. Dimensões da pesquisa, da mediação e da formação. São Paulo: Artesanato Educacional, p. 37-54.
Moreira JA, Schlemmer E 2020. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26. DOI: 10.5216/revufg.v20.63438.
Rodrigues, MM 1997. Extensão Universitária: um texto em Questão. Rev. Educação e Filosofia, vol. 11, n. 21/22, p. 89-126.
Schmidt B 2020. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estud. psicol., Campinas, v. 37, e200063.
Shimizu K 2020. 2019-nCoV, fake news, and racism. The Lancet, v. 395, n. 10225, p. 685-686. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30357-3.
Triviños ANS 197. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
Wang C, Pan R, Wan X, Tan Y, Xu L, Ho CS, Ho RC 2020. Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) epidemic among the general population in china. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 5, p. 1729. https://doi.org/10.3390/ijerph17051729.
Xiao C 2020. A novel approach of consultation on 2019 novel coronavirus (COVID-19)-related psychological and mental problems: Structured letter therapy. Psychiatry Investigation, v. 17, n. 2, p. 175-176. https://doi.org/10.30773/pi.2020.0047.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.