Raising Children’s Awareness about the Role of People on Supporting Sustainable Rural Land Use – Insights From Brazilian “Farm-School” Education Project

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2022v11i4.p85-103

Palavras-chave:

educação ambiental, qualidade ambiental, mapas conceituais, políticas públicas, sociedade e meio-ambiente

Resumo

Propusemos e avaliamos uma nova abordagem (“projeto Fazenda na Escola”) para conscientizar as crianças sobre o papel das pessoas na produção agrícola e na qualidade ambiental. A materialização do projeto “Fazenda na escola” foi realizada por meio de uma visita teórico-prática de 4 horas em uma fazenda experimental. 240 alunos do ensino fundamental foram avaliados por meio de mapas conceituais e desenhos, antes e depois da visita. Houve evolução conceitual nos mapas conceituais de 41 e 82%, e aumento do número de categorias por desenho de 23% e 37%. Nos mapas conceituais, os alunos não relacionavam as pessoas com as diferentes esferas da produção agrícola antes da visita à fazenda, mas depois, as pessoas se tornaram o elemento principal. Após a visita, os alunos passaram a retratar não apenas aspectos produtivos em seus desenhos, mas também processos que envolvem a produção, como práticas de conservação do solo e manutenção da cobertura morta. Com a população concentrada nas áreas urbanas, há falta de contato com a paisagem rural, gerando uma visão distorcida dos sistemas alimentares e do uso do solo rural, o que afeta os motivadores sociais e o comportamento pró-ambiental. Isso impõe aos governos uma tarefa educacional de levar informações sobre a produção agrícola aos alunos do ensino fundamental. Comprovamos a eficácia do projeto “Fazenda na Escola” como uma alternativa de política educacional de baixo custo e uma ferramenta para aumentar a conscientização das crianças sobre o papel das pessoas na produção agrícola e na qualidade ambiental, pois os alunos passam a entender melhor de onde vem os alimentos e de como é produzido.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

KRUCHELSKI, Silvano; SCHUSTER, Mauricio Zanovello; BONATTO, Rafael Araújo; DOMINSCHEK, Rubia; LANG, Claudete Reisdorfer; MORAES, Anibal de. Raising Children’s Awareness about the Role of People on Supporting Sustainable Rural Land Use – Insights From Brazilian “Farm-School” Education Project. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 11, n. 4, p. 85–103, 2022. DOI: 10.21664/2238-8869.2022v11i4.p85-103. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/6334. Acesso em: 22 dez. 2024.