Para além das competências: Uma analise nas práticas de gestão de resíduos sólidos em uma instituição de ensino superior no Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2021v10i1.p299-324

Palavras-chave:

Avaliação sobre competências; Currículos do Curso de Enfermagem; Gestão de resíduos de serviços de saúde.

Resumo

Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são todos os resíduos produzidos por qualquer instalação de saúde, constituindo riscos potenciais à saúde da população, assim como aos responsáveis pela sua segregação, coleta, armazenamento, transporte e tratamento. Desta forma, o objetivo deste trabalho é avaliar as competências dos gestores, docentes e egressos em relação à gestão de RSS, no contexto do conteúdo curricular do curso de Enfermagem. Os dados foram coletados através de questionário eletrônico. Na análise comparativa de fatores que poderiam impactar as competências na gestão de RSS, no caso dos egressos, foi constatada uma significância estatística para maiores conhecimentos/habilidades sobre as diretrizes do COFEN para a gestão de RSS quando possuem outra graduação ou curso técnico na área de saúde; os gestores têm maiores conhecimentos/habilidades sobre a gestão segura de RSS; e os docentes apresentam uma correlação positiva entre a variável de tempo de graduação do curso de Enfermagem e o tratamento diferencial dos RSS. Em suma, o estudo identificou avaliações satisfatórias sobre a formação curricular do curso de enfermagem, referente aos RSS e ao gerenciamento dos mesmos; entretanto, identificaram-se lacunas nos conhecimentos/habilidades referentes às competências na gestão de RSS.

Biografia do Autor

Ruan Carlos dos Santos, Centro Universitário UNIAVAN

Mestre em Administração pela UNIVALI. Mestre em Administração de Empresas pela UNIVALI. Especialista em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia pela FCV. Especialista em Gestão Empresarial pela FAPAG. Especialista em EAD e Metodologia Superior pela UNISOCIESC. Licenciatura em Filosofia e Ciências Sociais pela FAERPI. Bacharelando em Administração pela UFSC. Bacharel em Teologia pela FACASC. Bacharel em Filosofia pela UNISUL. Membro do Grupo. Estudos de Estratégia e Performance (GEEP) do CNPQ / UNIVALI

Quiriane Maranhão Almeida, Centro Universitário Inta - UNINTA/Professora Colaboradora no Curso de Enfermagem

Mestre em Administração pelo MINTER/UNIVALI/FLF. Especialista em Vigilância Sanitária pelo UNINTA. Bacharel em Enfermagem pelo UNINTA. Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Professora Colaboradora do Curso de Enfermagem do UNINTA. Preceptora de Enfermagem em Saúde da Família pelo UNINTA.

Antônia Márcia Rodrigues Sousa, Dra., Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas

Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR; Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Ceará-UFC; Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA; Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Gama Filho. Graduação em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA; Graduação em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Atualmente é professora Adjunta I da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Pantanal. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal, (PPGEF/UFMS/CPAN). Atuou como coordenadora do Curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão, professora-orientadora de estágio do Centro de Educação Técnico Profissional, coordenadora pedagógica do Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú, professora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú . Ministra palestra nas áreas de: Empreendedorismo, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Logística reversa, métodos quantitativos, Marketing pessoal e Gestão de Recursos Humanos. Na área da Educação: Formação de Professores, Estágio Supervisionado e Gestão Pedagógica. Pesquisadora das áreas de: Intenção, comportamento e atitude empreendedora; Sustentabilidade, Inovação, Desenvolvimento local,Empreendimentos solidários, Gestão Ambiental e Logística Reversa. Avaliadora do ENANPAD, EGEPE, ENGEMA e parecerista das revistas RECDAM, REGEPE. Líder do Tema 14 - EGEPE - Tópicos emergentes.

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Publicado

2021-03-03

Como Citar

SANTOS, Ruan Carlos dos; ALMEIDA, Quiriane Maranhão; SOUSA, Antônia Márcia Rodrigues. Para além das competências: Uma analise nas práticas de gestão de resíduos sólidos em uma instituição de ensino superior no Ceará. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 299–324, 2021. DOI: 10.21664/2238-8869.2021v10i1.p299-324. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/4824. Acesso em: 27 dez. 2024.