A Marca (In)Visível do Género na Família: Perceções de Jovens Estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i3.p341-354

Palavras-chave:

Educação, Família, Género, Jovens Estudantes

Resumo

A Educação para a cidadania constitui, atualmente, uma das prioridades educativas, no que concerne às diretrizes curriculares vigentes no percurso escolar. Uma das temáticas privilegiadas versa sobre a identidade de género, principalmente quanto aos papéis exercidos por homens e mulheres no seio familiar, enquanto forma de reflexão sobre estereótipos e prevenção da violência doméstica. Considerando diretrizes nacionais e internacionais, que valorizam a centralidade da Educação na formação de crianças e jovens, o objetivo deste estudo consiste em analisar as perceções de jovens estudantes sobre os papéis do homem e da mulher no quotidiano da família, a partir de marcas de género nas relações sociais. Tendo por base uma metodologia qualitativa, a recolha dos dados incidiu na análise dos comentários escritos por estudantes dos últimos anos do ensino secundário de uma escola do Porto. O estudo efetuado permitiu concluir que os estudantes têm consciência das mudanças ocorridas nos papéis do homem e da mulher, acompanhando a evolução do conceito de família e a emergência de novos modelos sociais, personificados por celebridades que conjugam responsabilidades familiares e profissionais. Contudo, ainda persistem estereótipos de género, que continuam a condicionar as relações interpessoais na família, o que comprova a importância da reflexão e consciencialização dos estudantes sobre esta temática, a reforçar em contexto escolar.

Biografia do Autor

Alcina de Oliveira Martins, Universidade Lusófona do Porto, ULP, Portugal.

Doutora pela Universidade Portucalense e Agregada pela Universidade Nova de Lisboa. Docente na Universidade Lusófona do Porto, Portugal.

Maria Nazaré Coimbra, Universidade Lusófona do Porto, ULP, Portugal.

Doutora em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Docente na Universidade Lusófona do Porto, Portugal.

Susana Oliveira Sa, Instituto Superior de Educação de Fafe, FAFE, Portugal.

Doutora em Educação pela Universidade do Minho. Docente no Instituto Superior de Educação de Fafe, FAFE, Portugal.

José António Oliveira, Instituto Politécnico do Porto, IPP, Portugal.

Doutor pela Universidade Portucalense. Docente no Instituto Politécnico do Porto, Portugal.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

MARTINS, Alcina de Oliveira; COIMBRA, Maria Nazaré; SA, Susana Oliveira; OLIVEIRA, José António. A Marca (In)Visível do Género na Família: Perceções de Jovens Estudantes. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 341–354, 2020. DOI: 10.21664/2238-8869.2020v9i3.p341-354. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/4005. Acesso em: 22 dez. 2024.