Avaliação da Qualidade da Água e Condições de Balneabilidade no Médio Rio Araguaia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i1.p07-15

Palavras-chave:

IQA; balneabilidade; Rio Araguaia

Resumo

A utilização da água para fins de recreação vem aumentando nos últimos anos no Brasil estimulada pelo clima propício e pela abundância desse recurso no país. O Médio Rio Araguaia concentra um grande potencial turístico, principalmente no período de seca, devido à formação de praias, resultantes da diminuição da vazão da água ao longo do canal principal. O contato primário direto e prolongado com águas de má qualidade pode ser um risco à saúde dos usuários. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade da água no médio rio Araguaia, região de Cocalinho-MT, para fins de balneabilidade, por meio da caracterização de variáveis microbiológicas, químicas e física e aplicação do Índice de Qualidade da Água (IQA). As coletas ocorreram durante cinco dias consecutivos, no mês de julho de 2019, em 12 pontos de amostragem localizados próximos a praias com potencial para recreação de contato primário. Para cada amostra coletada, foram analisados os parâmetros: temperatura, oxigênio dissolvido, pH, turbidez, carbono orgânico total, nitrogênio total, fósforo total, resíduo total e Escherichia coli. Conforme classificação do IQA, a qualidade da água das 12 praias amostradas foi considerada “boa”. De acordo com a Resolução do CONAMA 274/2000, todas as amostras de água de todos os pontos coletados foram enquadradas como “próprias” e classificadas como “excelente”, não apresentando risco aos turistas na alta temporada.

Biografia do Autor

Murilo Luiz e Castro Santana, Universidade de Brasília

Doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade de Brasília, UnB, Brasil. Médico Veterinário no Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal de Anápolis, Brasil. Docente na Faculdade Metropolitana de Anápolis, Brasil.

Eduardo Cyrino Oliveira-Filho, Embrapa Cerrados

Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil. Pesquisador na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Cerrados, Brasília, Brasil. Docente na Universidade de Brasília, UnB, Brasil e na Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasília, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

MUNIZ, Daphne Heloisa de Freitas; SANTANA, Murilo Luiz e Castro; OLIVEIRA-FILHO, Eduardo Cyrino. Avaliação da Qualidade da Água e Condições de Balneabilidade no Médio Rio Araguaia. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 308–327, 2020. DOI: 10.21664/2238-8869.2020v9i1.p07-15. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/3939. Acesso em: 4 maio. 2024.