O Discurso da Maternidade em Celebrity Mommy Blogs

Autores

  • Marta Cardoso de Andrade CICS. NOVA, da Universidade Nova de Lisboa, Portugal; Universidade Salvador (UNIFACS), Brasil; Universidade Católica do Salvador (UCSal), Brasil; Faculdade Ruy Barbosa, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i4.p111-127

Resumo

Este artigo visa entender como se processa a construção do ethos dicursivo, via léxico e argumentos, da maternidade em celebrity mommy blogs. Foi utilizado como aporte teórico pressupostos dos estudos das Celebridades, Media e Infância, e da Análise do Discurso de linha francesa. Utilizou-se a Análise de Conteúdo para analisar os temas que ocorrem nessas plataformas, que foram selecionados até três textos sobre o tema da conciliação trabalho-família, no qual aplicamos a metodologia principal do artigo - Análise do Discurso. Destacam-se neste trabalho: diferenças discursivas entre blogues de celebridades e os de mães com popularidade na Internet; o ethos das mães construidos nos blogues; e como os filhos auxiliam a construção desse tipo de discurso.

Biografia do Autor

Marta Cardoso de Andrade, CICS. NOVA, da Universidade Nova de Lisboa, Portugal; Universidade Salvador (UNIFACS), Brasil; Universidade Católica do Salvador (UCSal), Brasil; Faculdade Ruy Barbosa, Brasil.

CICS. NOVA, da Universidade Nova de Lisboa, Portugal; Universidade Salvador (UNIFACS), Brasil; Universidade Católica do Salvador (UCSal), Brasil; Faculdade Ruy Barbosa, Brasil.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

ANDRADE, Marta Cardoso de. O Discurso da Maternidade em Celebrity Mommy Blogs. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 111–127, 2017. DOI: 10.21664/2238-8869.2017v6i4.p111-127. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2670. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial - Investigação Qualitativa: Permeabilidade entre as Ciências Sociais e Humanas