A Interdisciplinaridade nas Perguntas de Ciências de Estudantes do Ensino Fundamental: Contribuições da Análise Textual Discursiva
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i4.p32-48Resumo
O artigo apresenta a análise de 342 perguntas sobre o tema “Água”, propostas por 114 estudantes de três escolas do ensino fundamental da região Sul do Brasil, com vistas a identificar articulações interdisciplinares, associadas ao pensamento complexo, presentes nessas indagações. A investigação buscou responder à seguinte questão: Que revelações podem emergir da análise de perguntas dos estudantes sobre um tema específico de estudo, como “Água”, em relação à interdisciplinaridade e ao pensamento complexo? Da análise textual discursiva das perguntas, emergiram duas categorias: perguntas disciplinares; e perguntas interdisciplinares. O exame do conteúdo das categorias possibilitou a redação de metatextos que revelam que, no enunciado da maioria das perguntas dos estudantes, há envolvimento de modo complexo de pensar e estão presentes relações interdisciplinares, pois 77,8% das perguntas pertencem à segunda categoria. Isso pode ser um indicativo aos professores de como iniciar ações pedagógicas, cujo foco é a interdisciplinaridade.Referências
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Publicado
2017-12-31
Como Citar
RAMOS, Maurivan Güntzel; THOMAZ, Estrella Marlene. A Interdisciplinaridade nas Perguntas de Ciências de Estudantes do Ensino Fundamental: Contribuições da Análise Textual Discursiva. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 32–48, 2017. DOI: 10.21664/2238-8869.2017v6i4.p32-48. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2666. Acesso em: 8 nov. 2024.
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