Avaliação da Concepção Ambiental em Alunos do 3º Ano do Ensino Médio: um estudo de caso em Bauru/SP
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i3.p305-319Palavras-chave:
Educação Ambiental, Ensino de Biologia, Questionário EstruturadoResumo
Embora os temas ambientais sejam muito discutidos nas escolas, muitos conceitos relacionados a essa temática são desconhecidos ou pouco compreendidos pelos professores e alunos. Este artigo apresenta os dados obtidos por meio de um questionário estruturado cujo objetivo foi avaliar o conhecimento de 193 alunos do 3º ano do Ensino Médio da cidade de Bauru/SP, tanto de escolas públicas quanto particulares. Após responderem um questionário que abordou temas correlatos à ecologia, educação ambiental, genética e desmatamento/reflorestamento, foram propostas duas intervenções pedagógicas aos alunos por meio das quais, realizou-se uma revisão dos conceitos exigidos no questionário. Obtevese uma média de acertos para primeira e segunda aplicação de 45,5% e 56,1% (públicas) e de 57,9% e 67,8% (particulares), respectivamente. As turmas apresentaram diferença estatística significante (p<0,05) a partir da comparação das médias de acertos. Observou-se que os alunos desconhecem muitos dos conceitos apresentados nas intervenções.
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