Das Relações Entre Modelagem, Etnomatemática e Carnaval: reflexões para aplicação na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i2.p31-52Resumo
Neste artigo apresenta-se pesquisa cujo objetivo é fortalecer justificativas de utilização de propostas pedagógicas que incluam modelagem e etnomatemática na Educação Básica. Para isso, realizou-se uma análise comparativa entre o processo de criação de alegorias de carnaval e modelagem, sob uma perspectiva etnomatemática, a fim de, posteriormente, se formulem argumentos e reflexões passíveis de serem postos em prática. Os procedimentos metodológicos incluem coleta de dados por meio de entrevista narrativa com carnavalesco – pessoa que cria alegorias para um desfile de carnaval. A análise realizou-se por meio da significação dos dados ao saber da teoria, comparando o fazer do carnavalesco aos processos de modelagem sob uma perspectiva etnomatemática. O resultado mostrou que o carnavalesco cria modelos de alegorias advindos de percepções e apreensões do entorno, que, partindo da compreensão, transpassa em um modelo externo, significação e expressão: conjunto de submodelos representados em desenhos, propostas e esquemas.
Palavras chave: Narrativas; Modelagem; Etnomatemática; Carnaval.
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