POR UMA PSICOLOGIA ANTICAPACITISTA: PERSPECTIVAS DA PSICOLOGIA DIRECIONADAS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2020v7i1.5864Resumo
Este artigo se propõe a discutir as possibilidades teóricas e interventivas da psicologia para com as pessoas com deficiência. Ao utilizar a metodologia da revisão bibliográfica, o artigo descreve acerca da trajetória histórica da pessoa com deficiência em diversas civilizações humanas e em território brasileiro, evidenciando os processos discriminatórios e integrativos vivenciados ao longo da história por este grupo de indivíduos. As definições de capacitismo, assim como suas formas de expressão na realidade também são anunciadas no artigo, com o intuito de expandir as possibilidades éticas e políticas nas diversas práxis direcionadas a pessoas com deficiência. O presente artigo viabiliza o enaltecimento de uma psicologia alinhada com os Direitos Humanos e com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, assim como a estimulação de uma prática que promova autonomia e questionamentos sobre a condição humana e sua diversidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.