COMPARATIVO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO DO PEQUIZEIRO (Caryocar brasiliense Camb.)
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2020v7i1.4470Resumo
O cerrado é um dos principais biomas pertencentes ao território brasileiro. Entre as espécies presentes neste bioma está o pequizeiro (Caryocar brasiliense Camb). De maneira geral, mesmo com a exploração extrativa, várias famílias se beneficiam da safra de pequi, tendo a cultura como fonte de renda e emprego, sendo que até 57% da renda anual dos trabalhadores rurais do cerrado é evidenciada pela comercialização dos frutos da região. Diante disto, objetivou-se com esse trabalho, comparar os custos de produção do pequizeiro em quatros cidades brasileiras, Poconé, no Mato Grosso, Japonvar, em Minas Gerais Iporá, em Goiás e Crato, no Ceará nos anos agrícolas 2017 e 2018. A maior redução de custo de produção, por unidade de comercialização e por hectare do ano agrícola de 2017 para 2018 foi no município de Japonvar, MG. No município de Iporá, GO houve aumento no custo de produção por unidade de comercialização e por hectare do ano agrícola de 2017 para 2018. O município de Japonvar, MG, entre as cidades analisadas, apresenta a maior lucratividade na cultura do pequizeiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.