REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: aspectos da constitucionalidade ou inconstitucionalidade da modificação legislativa e da emenda constitucional REDUCTUION OF AGE OF CRIMINAL RESPONSIBILITY: aspects of constitutionality or unconstitutionality of the legislativ

Autores

  • Bruno Martins Carvalho
  • Marcia Martins da Cunha Carvalho

Resumo

Foi apresentada Proposta de Emenda Constitucional que está sendo debatida e votada atualmente no Congresso Nacional, onde pretende reduzir a maioridade penal para 16 anos, portanto este trabalho visa demonstrar na área jurídica, os posicionamentos divergentes entre juristas e doutrinadores, com referência a questão de reduzir a maioridade penal no Brasil, que atualmente é após os 18 anos de idade. Na esfera constitucional existe uma polêmica na possibilidade ou não da redução da maioridade penal, por se tratar de matéria considerada “cláusula pétrea”, ou seja, que não é possível qualquer alteração durante a vigência da atual Constituição.  E a inconstitucionalidade de uma possível Emenda Constitucional caso seja alterada. Para lograr êxito, o trabalho pautar-se-á a coleta de dados junto a órgãos públicos locais com a apresentação e análise das estatísticas sobre o menor infrator no Município de Anápolis/GO, e, ainda, os entendimentos doutrinários acerca do tema. Para tanto, utilizar-se-á de procedimentos qualitativos, com pesquisa bibliográfica e jurisprudencial, e trabalho de campo.

Referências

ADORNO, S. Adolescentes, crime e violência. In: ABRAMO, H.W; FREITAS. M.V. de; SPOSITO, M.P (Orgs). Juventude em Debate.2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
ARAUJO, Luiz Alberto David. A impossibilidade de alteração do artigo 288 da Constituição Federal: a busca dos ideais constituintes e de seus valores democráticos. In BRASIL, Ministério da Justiça. A razão da Idade: Mitos e verdade. MJ/SEDH/DCA. Série Subsídios TOMO VII. Brasília. 2001.
CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
_______. Curso de Direito Penal: Parte Geral. 11. Ed. São Paulo: Saraiva, 2007. Vol. 1.
CORRÊA, Márcia Milhomens Sirotheau. Caráter Fundamental da Inimputabilidade na Constituição. Porto Alegre: Safe, 1998.
DALLARI, D. (2001). A razão para manter a maioridade penal aos 18 anos. In E. C. R. T. Crisóstomo, I. C. S. Nunes, J. F. Silva & M. I. Bierrenbach (Orgs.). A razão da idade: mitos e verdades (pp. 24-29). Brasília, DF: MJ/SEDH/DCA.
DELMANTO, Celso. Código Penal Comentado. 12. Ed. São Paulo: Renovar, 2010.
MENDES, Gilmar Ferreira. COELHO, Inocêncio Mártires. BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional.3 ed. rev. atual. São Paulo: Saraiva, 2008
LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. São Paulo: Editora Saraiva, 2010,
MIRABETE, JulioFabrini. Manual de direito penal. São Paulo: Atlas, 2005 p. 217).
GOMES NETO, Gersino Gerson. A inimputabilidade penal como cláusula pétrea.. In: COLEÇÃO GARANTIA DE DIREITOS. A Razão da idade: mitos e verdades. Brasília: MJ/SEDH/DCA, 2001.p. 78-92.
_______. A inimputabilidade penal como cláusula pétrea. In: COLEÇÃO GARANTIA DE DIREITOS. A Razão da idade: mitos e verdades. Brasília: MJ/SEDH/DCA, 2001.p. 78-92.
NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de processo penal e execução penal. 4 ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS E FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (Unicef)/2009
TERRA, Sylvia Helena. Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Inimputabilidade Penal. In: FÓRUM PERMANENTE DE ENTIDADES NÃO- GOVERNAMENTAIS DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Infância, ato infracional e cidadania. Brasília: INESC, 1999.p. 7-14.
TOLEDO, Francisco de Assis. Princípios Básicos de Direito Penal. São Paulo: Saraiva, 1994.
DECRETO-LEI No 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940. (Código Penal)
SPOSATO, Karina Batista. Porque dizer não a redução da idade penal. UNICEF, 2007. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/br_sabrep11.pdf

Publicado

2015-12-11