Inovação no ensino jurídico: análise do processo de mudança do currículo do curso de Direito da UniEVANGÉLICA/Anápolis/GO Innovation in legal education: analysis of the changing process of the curriculum of the Law course at UniEVANGÉLICA/Anápolis/GO

Autores

  • Gracy Tadeu Ferreira Ribeiro
  • Odiones de Fátima Borba
  • Anderson Pereira da Sousa de Mesquita
  • Cecília Teixeira Carvalho Viana

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa referente à reforma curricular no curso de Direito da Unievangélica. O objetivo foi analisar o processo de implantação e a prática de um currículo com proposta integradora aplicada ao curso de Direito, destacando as perspectivas de avanço na adoção da prática interdisciplinar. Participaram da pesquisa: docentes, gestores e acadêmicos do Curso. A elaboração do PPC resultou de um processo dialógico no colegiado, mediado pelo Núcleo Docente Estruturante. Os participantes da pesquisa consideraram que a adoção do novo currículo foi um avanço para o curso de Direito, embora reconheçam que existem limites e barreiras que devem ser superadas. O novo currículo está organizado em eixos formativos bem delineados, de forma a permitir o diálogo entre os diferentes saberes que compõem a formação nessa área. O debate quanto ao ensino jurídico no Brasil tem demonstrado quão necessário se faz ampliar as pesquisas referentes ao processo de ensino-aprendizagem na educação superior, especialmente nesse campo do saber.

Referências

AGUIAR, Roberto A. R. de. Habilidades, Ensino Jurídico e Contemporaneidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessati (ORGS). Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para as Estratégias de Trabalho em Aula. 9 ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2010.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia: entre facticidade e validade. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. 2a ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
CERVO, A., BREVIAN, P.A. A metodologia científica. São Paulo: McGraw-Hill, 1983.
COURT, O. C. Possíveis estratégias de desenvolvimento. In: SHERZ, L. SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO SOBRE A UNIVERSIDADE LATINO-AMERICANA NA DÉCADA DE 80. Santiago do Chile: Ediciones C.P.U., n.34, 1976.
FERNANDES, Renata Sieiro; GROPPO, Luis Antonio; PARK, Margareth Brandini. Cidade - Patrimônio Educativo. Jundiaí, Paco Editorial 2012.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
PERELMAN, Chaim. Lógica Jurídica. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
_____. Ética e Direito. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
POLASTRO, Marilene de Souza. Por um ensino contextualizado do Direito. JusNavegandi. 2013. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/18838/por-um-ensino-contextualizado-do-direito>. Acesso em: fev. 2014.
RAWLS, Jonh. Justiça como equidade: uma reformulação. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
_____. História da filosofia moral. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
REALE, Miguel. Lições preliminares do direito. São Paulo: Saraiva, 2002
ROOS, Alf. Direito e Justiça. Bauru: Edipro, 2009.
SOFOCLES. Antígona. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

Publicado

2015-12-10